Categorias: Cuidados Bucais, Tratamentos odontológicos
O dente siso, apesar de muito comum, é um assunto que gera dúvidas nas pessoas e repleto de mitos. Chamados também de “dente do juízo” ou “terceiros molares”, eles são os últimos molares de cada lado dos maxilares e também os que mais demoram a nascer.
Neste conteúdo nós abordamos o que as pessoas mais perguntam sobre esse assunto para que você também tire todas as suas dúvidas sobre dente siso.
Continue a leitura!
Fonte: ABC Children’s Dentistry
Os dentes sisos ficam posicionados no fundo da boca, sendo os últimos molares de cada lado dos maxilares. Assim como os demais, ele atua na mastigação, não tendo uma função diferente ou específica.
A erupção dos “dentes do juízo” costuma ocorrer no fim da adolescência – entre 16 e 21 anos – e este surgimento tardio é um indicativo de que, na maioria das vezes, não são dentes que realmente vão fazer falta, justificando sua extração.
Vale dizer também que, apesar desses dentes ficarem visíveis tardiamente, a extração, muitas vezes, é feita antes mesmo deles romperem a gengiva, o que normalmente acontece entre os 15 e 17 anos.
Através de radiografias, é possível avaliar – mesmo sem o dente estar visível – se seu posicionamento pode estar inadequado ou se oferece algum risco.
Dúvidas sobre o assunto são realmente comuns e, como existem mitos envolvendo os dentes sisos, nem sempre se sabe ao certo o que é verdade, não é mesmo? Abaixo, vamos esclarecer as principais dúvidas de maneira bem clara.
Veja também: ATM ou articulação temporomandibular: conheça seus principais problemas!
Você tem dúvidas sobre o dente sisos? Selecionamos os principais questionamentos sobre eles, mas lembre-se que nossos especialistas estão à sua disposição para mais esclarecimentos e também para responder dúvidas adicionais que possam surgir.
Não. A maioria das pessoas possuem quatro sisos, mas existem pessoas que não apresentam nenhum. Da mesma maneira, há indivíduos que podem ter apenas um, dois ou três.
São quatros sisos: dois superiores e dois inferiores. Porém, como falamos anteriormente, a quantidade de sisos varia de pessoa para pessoa, já que alguns nascem sem a base do dente, impedindo assim que ele se forme.
O dente siso, em situações normais, nasce de forma natural e não causa nenhum sintoma, sendo possível, aos poucos, visualizar o seu aparecimento.
Em outros casos, como quando a passagem é apertada para a nova estrutura, é possível que haja dores e incômodos, como desconforto no fundo da boca, estado febril, inflamações ao redor da gengiva, dificuldade para mastigar e movimentação dos dentes, podendo parecer que estão “moles e soltos”.
Os sisos que nascem e ficam inclusos na gengiva podem provocar dores no local, pois o espaço interno é pequeno para que consigam se desenvolver da maneira correta.
Nesses casos, é comum que o dentista avalie, por meio de radiografia, se seria indicada a extração.
A extração dos dentes sisos nem sempre é necessária, pois algumas pessoas possuem arcada dentária que possibilita o nascimento sem qualquer prejuízo para o alinhamento dos dentes, além de não causar dores ou inflamações.
Sim. Se o dentista detectar que o siso está atrapalhando a saúde bucal, é possível que ele seja extraído, antes mesmo que apareça na parte externa da gengiva.
Não, pois nem sempre há motivos para que todos os sisos sejam extraídos. Em alguns casos, eles só são retirados se o(a) paciente precisar fazer uma cirurgia e esses dentes possam oferecer algum risco ou prejuízo.
Dentes sisos mal posicionados podem causar problemas, como afetar a configuração dos outros dentes, atrapalhar a mordida, a respiração e até mesmo a articulação da mandíbula.
Vale destacar, ainda, que podem afetar a raiz de outros dentes e os ossos, prejudicando de maneira geral toda a arcada dentária.
O siso pode se tornar o dente mais difícil de remover, mas isso vai depender da sua posição. Sisos inclusos (escondidos por completo pela gengiva), assim como os que nascem apenas parcialmente, podem ser mais difíceis de serem extraídos, quando comparados a outros dentes.
Quantos dias é normal sentir dor após extração de dente? Clique e veja a resposta!
—————————-
Como vimos, os dentes sisos podem nem precisar de qualquer intervenção do seu dentista, mas isso vai depender da avaliação do seu caso específico.
Para cuidar da sua saúde bucal de maneira prática, moderna e com profissionais das mais diferentes especialidades, conte com a Crie Odontologia.
Somos um centro odontológico completo e oferecemos todo o suporte necessário para pacientes de qualquer idade e necessidade, seja em consultas, exames, procedimentos ou cirurgias. Tudo para cuidar do seu sorriso em um só lugar, de maneira segura e com a excelência que você merece.
Se você está no Distrito Federal ou Entorno, clique no link abaixo para agendar seu atendimento conosco!
Centro de profissionais especializados no seu bem-estar
Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte
Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte