Categorias: Cuidados Bucais, Todos, Tratamentos odontológicos
O tratamento de canal DF é um procedimento que consiste na retirada da polpa do dente, encontrado na parte interna da raiz, geralmente recomendado para pacientes com sintomas de dor e inchaço no local.
Saiba mais sobre o tratamento de canal. Continue lendo!
O dente é formado pelo esmalte (camada externa); a dentina (camada intermediária); e, a polpa (parte central do dente). A polpa dentária é o tecido mole composto por tecidos, nervos e vasos sanguíneos, localizada no interior do dente, e se estende da coroa dentária à ponta da raiz dentária. Ela que mantém a vida do dente, logo um sorriso saudável está diretamente relacionado a qualidade da polpa dentária.
Quando a polpa é danificada, por inúmeras razões, o tratamento de canal se torna a solução mais segura e conservadora para salvar o dente. O procedimento consiste no seguinte: ao longo de duas ou três visitas ao dentista, o paciente é submetido, primeiramente, a tomadas radiográficas, onde será mapeada a área afetada da polpa dentária.
Em seguida, a mesma polpa é removida, sendo substituída por um material odontológico. A ideia é remover o que está fazendo mal ao paciente e preencher o interior para que ele se mantenha livre de bactérias resistentes e que a qualidade de vida do paciente seja mantida e até aprimorada.
>> QUERO AGENDAR UMA CONSULTA <<
Em geral, o tratamento de canal é necessário em resposta aos sintomas do paciente: dor e inchaço localizados. E ele não tarda em ser diagnosticado como solução, porque o paciente logo procura por um dentista quando os primeiros sinais de desconforto surgem.
E o motivo para isso é simples, quando a infecção é grande, corre-se sério risco de perder o dente de vez. Assim, o tratamento de canal surge como a salvação, removendo a causa e restaurando o dente infectado para que não ocorram novos problemas desse tipo em sua estrutura.
A questão é: quais são os problemas mais comuns que evoluem para a necessidade em realizar o tratamento de canal? Cáries dentárias em estado avançado e quadros de fratura dentária são as principais causas.
Assim, com base no que vimos anteriormente, o tratamento de canal é uma intervenção rápida, eficaz e que visa, acima de tudo, proteger a estrutura do dente e, assim, o sorriso dos pacientes. Vale apontar, ainda, que a taxa de sucesso é tida como elevada, o que aumenta a confiança das pessoas em realizar esse tipo de procedimento.
Remover a polpa dentária e substituí-la por outro material não exclui, por sua vez, a importância em manter os cuidados com os dentes. Eles não mudam, pelo contrário: apenas reforçam o quanto são imprescindíveis para manter um sorriso natural e mais bem-estar às pessoas — já que não existirão os desconfortos, como dores e inchaços.
Sem falar que, após o tratamento de canal, o paciente deve cuidar melhor do que dá forma ao seu sorriso mais sincero. Por isso, a prevenção segue como um dos grandes trunfos para afastar a sua saúde bucal de problemas graves, como a cárie e outras infecções.
Centro de profissionais especializados no seu bem-estar
Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte
Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte