Crie Odontologia

Tártaro nos dentes: o que é, causas e tratamentos

Categorias: Cuidados Bucais, Todos

A correta higienização bucal é essencial para manter seu sorriso saudável. Acontece que, quando o ritual não é seguido à risca, abrem-se as portas para convidados indesejáveis, como é o caso do acúmulo de tártaro nos dentes, que podem colocar em risco a sua qualidade de vida.

Confira o post de hoje e entenda um pouco mais sobre os tártaros nos dentes.

O que é o tártaro nos dentes?

Em resumo: trata-se do acúmulo de bactérias que se fixam aos dentes, proliferando à medida que os hábitos de higienização dentária vão de mal a pior.

A princípio ela atende pelo nome de placa bacteriana. Quando a limpeza nos dentes é insuficiente — ou negligenciada —, elas não são removidas e passam por um processo de endurecimento. Aí, passa a ser conhecida como tártaro nos dentes, sendo impossível removê-lo apenas com a escovação diária e o uso do fio dental.

Outro problema com o tártaro nos dentes é que essas bactérias não se contentam em fazer da superfície dos dentes das pessoas a sua morada: elas se espalham, e podem trazer uma série de problemas para o resto do corpo também.

Como o tártaro se forma?

A superfície do dente é envolvida por uma película conhecida como biofilme dental. A escovação dos dentes ajuda a remover parte dela, o que mantém um equilíbrio em sua produção e acúmulo.

Quando não tomamos os devidos cuidados com a higienização bucal os íons de cálcio presentes na saliva iniciam um processo químico de calcificação do biofilme em excesso. Como resultado, temos o tártaro nos dentes, que demanda apenas o conhecimento e instrumentos de um dentista para ser removido.

Quais são as complicações causadas pelo tártaro nos dentes?

A primeira coisa a se atentar, quando a placa bacteriana já se formou e se consolidou nos dentes, é a evolução do quadro para as temíveis cáries dentárias. E elas, por sua vez, podem chegar a casos tão graves que ocasionam na perda dos dentes afetados.

Esteticamente, o tártaro nos dentes é bastante desagradável, deixando uma camada amarelada visível onde as bactérias se instalaram nos dentes. Além disso, o mau hálito é uma consequência desagradável para as pessoas afetadas, bem como o surgimento de diversos problemas periodontais — como a retração gengival e a perda óssea, que pode ocasionar na perda do dente também.

Vale destacar, ainda, que o acúmulo de bactérias na boca promove perigos para o resto do organismo. Por viajarem pela corrente sanguínea, elas podem atingir outros órgãos, como o coração e até mesmo prejudicar quadros clínicos de diabetes.

Como se prevenir contra o tártaro nos dentes?

É inegável que o grande segredo para combater o tártaro nos dentes e outras complicações clínicas é a manutenção da saúde bucal. Isso significa uma eficiente higienização dentária diariamente, além das visitas periódicas ao dentista.

Caso o acúmulo de placa bacteriana seja evidente, a solução é o agendamento de uma consulta com o dentista, que vai realizar a limpeza dos dentes e a raspagem do tártaro.

E, caso você acha que está na hora de fazer uma visita a um profissional especializado, entre em contato conosco e agende uma consulta!

           

Posts Recomendados

Sapinho na boca: o que é, sintomas, causas e tratamentos!

Harmonização Orofacial: O que é e Principais Dúvidas

Facetas Dentárias: Vantagens e Desvantagens

Centro de profissionais especializados no seu bem-estar

atendimento@crieodontologia.com.br

ADF-CENTRO DE REABILITAÇÃO, IMPLANTE E ESTÉTICA BUCAL S/S LTDA - EPP

CNPJ: 06092065000190

Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte

Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte