Categorias: Cuidados Bucais, Estética, Todos
Apesar de ser um problema comum, muitas pessoas não percebem e acabam sofrendo as consequências ao longo do tempo.
A mordida errada pode levar a problemas na mastigação e na fala, causar desgastes nos dentes, dores e até mesmo interferir na respiração. A identificação do tipo de mordida se torna, então, primordial para garantir a saúde e integridade dos seus dentes e o seu bem-estar.
Segundo a Sociedade Brasileira de Ortodontia, a maloclusão, como são chamados os desalinhamentos dentários, geralmente tem origem hereditária. O tamanho dos ossos e dos dentes são influenciados por características genéticas.
Outras situações, como uso de chupeta ou dedo, respiração pela boca, posição errada da língua durante a fala, perda de dentes ou traumatismos também podem gerar esses problemas. Conheça agora alguns tipos de mordida:
Como o nome já diz, ocorre quando os dentes superiores e inferiores apresentam um espaço entre eles mesmo com a boca completamente fechada. É mais comum nos dentes da frente e pode gerar dificuldades em mastigar.
É exatamente o contrário da mordida aberta. Os dentes se tocam em excesso e, em alguns casos, chegam a encostar no céu da boca. A mordida profunda pode gerar dores, desgaste errados dos dentes e desconforto.
A mordida cruzada é caracterizada pela inversão da posição normal dos dentes. Ou seja, é quando algum dente da parte superior fica por dentro da arcada inferior, ou quando um ou mais dentes da arcada inferior fecham por fora dos dentes da parte de cima. Pode gerar problemas de assimetria facial e de articulação.
O prognatismo ocorre quando a mandíbula inferior ultrapassa os dentes da parte superior. É um tipo de mordida conhecido como queixo grande e, além do efeito visual, pode gerar dificuldades de mastigação.
Tem o efeito contrário ao prognatismo. A parte superior do maxilar ultrapassa a parte inferior e, em vez do queixo, é o nariz que fica em destaque. Pacientes com essa característica podem apresentar problemas respiratórios, como por exemplo a Apnéia.
Acontece quando a boca não tem espaço suficiente para acomodar os dentes e eles acabam ficando próximos demais, criando um efeito de amontoamento. O apinhamento pode gerar dores, desalinhamento e outros problemas.
Os dentes ficam mais afastados do que deveriam e um espaço entre eles fica visível. Pode afetar a mordida, mastigação, fala e respiração.
Acontece quando os dentes superiores e inferiores estão desalinhados, o que gera um desvio entre o centro da arcada de cima e o centro da arcada de baixo. Consequentemente os dentes de trás também não ficam alinhados entre si, causando traumas e desgastes dos mesmos, com possíveis retrações de gengiva e sensibilidade.
Muitas vezes, a solução para a mordida errada passa por um tratamento ortodôntico, isto é, o uso de aparelhos dentários. O tempo e o tipo de tratamento vão depender dos tipos de mordida e das individualidades do paciente.
Cada pessoa tem uma arcada dentária única e apenas um profissional de ortodontia será capaz de recomendar e realizar o tratamento correto. Por isso, visite um profissional de sua confiança e verifique a necessidade de tratar desvios na sua mordida.
Também não custa lembrar que a higiene e o cuidado diário com a saúde dos seus dentes são essenciais para manter uma boca saudável e um sorriso perfeito.
Centro de profissionais especializados no seu bem-estar
Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte
Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte