Crie Odontologia

Sangramento gengival na gravidez: o que é e como minimizá-lo?

Categorias: Cuidados Bucais, Dicas de Saúde, Todos

A saúde bucal não deve ser negligenciada em momento algum da vida — especialmente, na gravidez. Afinal de contas, a gestante está cuidando da saúde de dois, nessas semanas em que uma nova vida está sendo gerada. Por isso, vamos entender ao longo deste post o que é o sangramento gengival na gravidez e como minimizar a sua ocorrência. Confira!

A gravidez é um momento especial em que damos corda ao gradual movimento do ciclo da vida. Só que todo o amparo e técnicas aplicadas para promover a saúde do bebê podem colocar — mesmo que inadvertidamente — em segundo plano a saúde da mãe. Isso porque existem condições facilitadas por essa condição, como o sangramento gengival na gravidez.

Por que ocorre o sangramento gengival na gravidez?

É inegável o impacto de uma gestação no organismo da mulher. Inclusive, os níveis hormonais oscilam abrupta e intensamente ao longo do período. Com isso, ocorrem reações adversas no corpo, como o sangramento gengival na gravidez.

Isso deve ao fato de que algumas das principais substâncias produzidas pela mulher — a progesterona e o estrogênio — ficam muito elevadas, o que aumenta o calibre dos vasos sanguíneos, por sua vez, e torna o sangramento mais recorrente.

No entanto, não devemos “culpar” apenas as mudanças decorrentes da gestação. Afinal, o sangramento da gengiva é uma consequência clássica do acúmulo de placa bacteriana na região. Assim, um pode levar o outro em menor ou maior grau de intensidade e frequência.

Por isso, um sorriso bonito vem ao custo de amplos cuidados com a saúde bucal. Algo que não pode ser relegado em segundo plano por causa da gravidez. É, inclusive, recomendado que as ações sejam redobradas para garantir que não ocorra o sangramento gengival na gravidez.

Quais são os riscos do sangramento gengival na gravidez?

Além dos sinais evidentes — o sangramento em si e o mau hálito decorrente dele —, o sangramento gengival na gravidez pode trazer consequências mais séries e desagradáveis, como:

  • Parto prematuro;
  • Pré-eclâmpsia, que é um quadro consistente de hipertensão na gravidez;
  • Bebês nascidos com o peso abaixo do ideal.

Isso significa que as futuras mamães devem prestar muita atenção, sim, à sua saúde bucal. Sem falar na relevância do pré-natal odontológico nesse período.

Quando procurar o dentista?

Nossa recomendação é: sempre. Ou seja, periodicamente e com mais afinco nessas épocas em que os cuidados com a saúde devem ser redobrados. O já citado pré-natal odontológico é fundamental para isso, pois já orienta a paciente a realizar tudo o que for necessário para uma gestação tranquila e para a manutenção da saúde da mamãe e do seu bebê nesse sentido. O tratamento odontológico na gravidez pode e deve ser feito, sempre seguindo alguns cuidados que o dentista saberá orientar.

Vale a pena conhecer, também, a orientação exata para escolher a melhor escova de dentes. Com isso, a sua saúde bucal pode ser potencializada e, os efeitos do sangramento gengival na gravidez, minimizados.

           

Posts Recomendados

Sapinho na boca: o que é, sintomas, causas e tratamentos!

Harmonização Orofacial: O que é e Principais Dúvidas

Facetas Dentárias: Vantagens e Desvantagens

Centro de profissionais especializados no seu bem-estar

atendimento@crieodontologia.com.br

ADF-CENTRO DE REABILITAÇÃO, IMPLANTE E ESTÉTICA BUCAL S/S LTDA - EPP

CNPJ: 06092065000190

Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte

Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte