Categorias: Cuidados Bucais, Dicas de Saúde, Todos
Nossa primeira dica é procurar um odontopediatra, pois é o profissional mais apropriado para cuidar da saúde bucal das crianças e dos bebês. Geralmente eles sabem muito bem como lidar com os pequenos, além de ter todo conhecimento necessário para cuidar de sua boca e seus dentinhos.
Além disso, muitos odontopediatras costumam personalizar o consultório com cores mais alegres e desenhos. Outros ainda vão mais longe e até se fantasiam de personagens infantis, tornando a consulta em um momento mágico e divertido para as crianças.
É verdade que crianças nem sempre gostam de escovar os dentes. E os pais, para incentivá-los a cuidar da higiene bucal, inventam brincadeiras ou mentirinhas para convencer a escovação. Nossa dica aqui é nunca colocar a ida ao dentista como um castigo por não escovar os dentes. Crie brincadeiras que incentivem este momento, pequenas competições em que quem tem bafo de monstro perde e quem tem hálito fresco ganha, por exemplo.
Outra dica é evitar contar para os pequenos suas experiências ruins, como a dor de um canal ou de uma extração de siso. Isso pode traumatizá-los.
A melhor forma de evitar que a criança tenha medo do tratamento odontológico, é levá-la ao dentista desde cedo. A primeira consulta deve acontecer já nos primeiros 6 meses de vida, quando os primeiros dentinhos começam a nascer.
Nessa fase, o profissional avalia a boca da criança e já orienta os pais sobre como fazer a higiene bucal corretamente, sobre uso de chupetas e medidas a serem tomadas para amenizar o desconforto do bebê com o nascimento dos dentes.
O acompanhamento com o dentista desde cedo pode prevenir muitos problemas causados por má higiene bucal e identificar precocemente o aparecimento de desordens e má oclusões. Além disso, se as primeiras consultas da criança com o dentista forem para procedimentos simples ou para acompanhamento, dificilmente ela irá vincular a imagem do profissional a dor e desconforto.
Mas, se ela só for ao dentista para cuidar de uma cárie ou outro procedimento no qual ela já terá contato com agulhas e com o motorzinho, é bem provável que ela não queira mais voltar ao consultório.
Centro de profissionais especializados no seu bem-estar
Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte
Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte