Categorias: Dicas de Saúde, Tratamentos odontológicos
São muitas as causas para dores de cabeça, como problemas neurológicos, sinusites, resfriados e até ansiedade e estresse, mas o que muita gente não imagina é que isso pode ter relação com o alinhamento dos dentes.
Mas por que isso acontece? Como fazer para evitar? Quais as opções de tratamento?
Se você (ou alguém próximo) também apresenta esse tipo de problema, neste artigo você vai entender a relação entre problemas de mordida e dores de cabeça.
São diversos os problemas de mordida que podem causar má oclusão, ou seja, o posicionamento incorreto dos dentes no momento em que a mandíbula e o maxilar se encontram.
As causas para esses problemas podem ser diversas, sendo até mesmo comum que não haja uma isolada, mas um conjunto de fatores.
Entre os principais tipos de problemas de mordida e que podem causar dores de cabeça e outras complicações destacam-se:
A mordida aberta é bastante comum, se caracterizando quando o paciente tenta encostar os dentes superiores e inferiores, mas não consegue, pois há um espaço significativo entre eles.
Trata-se de um problema no sentido vertical e que ocorre de maneira mais frequente nos dentes da frente.
Fonte: Jungle Roots Children’s Dentistry & Orthodontics
Também conhecida como sobremordida, ocorre quando os dentes da arcada superior cobrem os dentes da arcada inferior de maneira total ou muito exagerada. Este tipo de mordida é mais comum em crianças, podendo até mesmo lesionar a gengiva.
Fonte: Jungle Roots Children’s Dentistry & Orthodontics
A mordida cruzada acontece quando a arcada superior não se encaixa na inferior de maneira adequada. O encaixe incorreto pode acontecer de diferentes maneiras:
Fonte: Clear Choice Orthodontist
O apinhamento ocorre quando o paciente tem um volume dentário que é maior do que a sua arcada dentária consegue suportar. Assim sendo, acontece o desalinhamento dos dentes e a sobreposição dentária.
Fonte: Jungle Roots Children’s Dentistry & Orthodontics
Diastema é a lacuna excessiva entre dois dentes, que pode resultar no comprometimento da mordida e da capacidade mastigatória. Entre as causas: desproporção de tamanhos entre os dentes, maus hábitos na infância, como mamadeira e uso da chupeta sem controle, entre outros.
Veja também: Queixo Pequeno: O que fazer?
Os problemas de mordida podem afetar toda a estrutura dos dentes, maxilares, gengivas, ossos faciais e articulações, com consequências como:
Em se tratando especificamente das dores de cabeça, isso ocorre porque, quando o paciente fecha a boca e o contato dos dentes da arcada superior e da arcada inferior não se dá corretamente, nosso próprio tenta reposicionar a mandíbula, acontecendo uma compensação entre os músculos do rosto, pescoço (e até das costas), gerando dores e desconfortos.
Veja também: ATM (articulação temporomandibular) – Conheça seus principais problemas
Os problemas de mordida não se corrigem por conta própria, por isso o diagnóstico e tratamento adequado são de extrema importância e devem ser feitos o quanto antes para evitar complicações.
Na maioria dos casos, o tratamento de escolha costuma ser o uso de aparelho ortodôntico, para reposicionar e alinhar os dentes de forma adequada, resolvendo tanto questões funcionais quanto estéticas.
Nesse sentido, a opção mais moderna, prática e rápida do mercado é o Invisalign®; alinhadores transparentes, feitos a partir de escaneamento 3D da mordida do paciente para produção de alinhadores extremamente precisos.
Por esse método, é possível saber desde o início como ficarão os dentes ao final do tratamento. Saiba mais neste conteúdo.
Para alguns casos, com alterações mais complexas, inclusive com alterações ósseas na maxila e na mandíbula, pode ser indicada cirurgia ortognática, para correções ósseas mais profundas, que geralmente é acompanhada do tratamento ortodôntico.
Vale ressaltar que nem todos os tipos de dores de cabeça são causados pela mordida, mas o correto diagnóstico e tratamento pode em muitos casos, ajudar bastante o paciente.
—————————–
Para uma avaliação clínica odontológica e o melhor tratamento para cada caso específico, conte com a equipe multidisciplinar da Crie Odontologia. Dispomos da mais alta tecnologia em tratamentos odontológicos e da facilidade de procedimentos integrados em um só lugar, além de atendimento por convênios públicos e privados.
Se você está no Distrito Federal ou Entorno, clique no link abaixo para agendar sua avaliação e vir cuidar da sua saúde bucal conosco!
Centro de profissionais especializados no seu bem-estar
Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte
Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte