Crie Odontologia

Aparelho Antes da Cirurgia Ortognática: Por que usar

Categorias: Estética

Afinal, o procedimento atua diretamente no posicionamento dos ossos do rosto, bem como na sua relação com os tecidos moles e com os dentes. Esse alto grau de intervenção nunca seria possível apenas com aparelhos convencionais. 

Pesquisando um pouco mais sobre o procedimento, contudo, muitas pessoas ficam surpresas ao descobrir que o uso do aparelho ortodôntico ainda é necessário para quem vai fazer a cirurgia ortognática. Afinal, não era uma solução alternativa? 

Acompanhe o artigo para desvendar de uma vez por todas qual é a relação entre a cirurgia ortognática e o aparelho ortodôntico! 

Afinal, qual a relação entre a cirurgia ortognática e o aparelho ortodôntico? 

Assim como existem coisas que o aparelho ortodôntico não pode fazer (como alterar o posicionamento dos ossos do rosto), o mesmo vale para a cirurgia ortognática, que não consegue atuar diretamente no alinhamento entre os dentes e sua disposição correta na arcada dentária. 

Exatamente por isso, é comum que os dois tratamentos sejam realizados em conjunto para que o paciente obtenha os melhores resultados.

Qual é o papel do aparelho ortodôntico em cada etapa da cirurgia ortognática? 

É comum que o aparelho ortodôntico seja utilizado antes, durante e alguns meses depois da finalização da cirurgia ortognática. Confira o detalhamento abaixo:

1. Pré-operatório 

Em um primeiro momento, o objetivo do aparelho ortodôntico consiste em corrigir o alinhamento dos dentes dentro da arcada dentária, deixando-os mais nivelados entre si para que a mordida (oclusão) possa ser encaixada com o máximo de estabilidade durante o procedimento cirúrgico. 

Essa primeira etapa é chamada de preparo ortodôntico pré-cirúrgico e pode durar em média, de 6 a 18 meses, a depender da complexidade do caso tratado. 

2. Transoperatório 

O aparelho ortodôntico permanece durante a realização da cirurgia ortognática e tem o objetivo de garantir estabilidade pós-operatória, bem como prevenir movimentações indesejadas por conta das mudanças realizadas na estrutura da face. 

Ao longo dos primeiros 45 dias após o procedimento, é comum a utilização de elásticos intermaxilares e ocasionais reparos ao aparelho. Contudo, é comum que se espere algumas semanas para que o paciente se recupere antes de ingressar na terceira etapa do tratamento. 

3. Pós-operatório

Por fim, a última função esperada do aparelho ortodôntico é a realização de ajustes finos. É o momento de corrigir quaisquer desalinhamentos, fechar espaços e aplicar contenções para que os resultados sejam preservados. 

Essa etapa costuma ser bem mais rápida do que a primeira, geralmente levando em torno de 6 meses a 1 ano para a sua conclusão. 

É possível fazer a cirurgia ortognática sem o uso de aparelho ortodôntico? 

Infelizmente, isso ainda não é possível para a maioria dos casos por conta da limitação de cada um dos procedimentos, conforme mencionamos anteriormente. 

Dito isso, existe uma modalidade de cirurgia ortognática chamada de “benefício antencipado”. Nela, ao invés de utilizar o aparelho ortodôntico, antes, durante e depois da cirurgia ortognática, essa etapa é deixada por último. 

A decisão de realizar esse tipo de cirurgia, contudo, costuma ser emergencial e aplicável em casos específicos: quando o paciente sofre com deformações muito acentuadas na face, que possam estar afetando duramente a sua autoestima, por exemplo, ou quando os problemas respiratórios (apnéia do sono e roncos frequentes) estejam afetando sua qualidade de vida. 

Afinal, muitos cirurgiões bucomaxilofaciais defendem que os melhores resultados são obtidos da maneira tradicional, já que cada etapa pode ser planejada e visualizada com mais cuidado. 

Tudo vai depender também, é claro, das suas expectativas com o procedimento e o seu caso específico. Por isso, conversar francamente com o seu dentista sempre é o mais recomendado. 

Leia também: Cirurgia bucomaxilo em Brasília: quanto custa?

Fazer cirurgia ortognática vale a pena? 

Muitas pessoas ficam desanimadas quando pensam no tempo empreendido para efetivamente visualizar os resultados da cirurgia ortognática. Muitos se desanimam imediatamente ao escutar que terão de utilizar aparelho ortodôntico. 

No entanto, é sempre importante lembrar que a  cirurgia ortognática vai muito além do que apenas proporcionar um sorriso e rosto muito bonitos.

Esse procedimento também pode auxiliar em casos de mordida cruzada, dificuldade de fechar a boca, queixo muito para frente ou muito para trás, dificuldade de mastigação, dores nas articulações do maxilar e até mesmo dificuldades para dormir e tendência ao ronco! 

Todas essas coisas podem contribuir (e muito!) para aumentar a sua autoestima e qualidade de vida. Por isso, é um procedimento com infinitos benefícios a longo prazo. Leve esses pontos em consideração na hora de tomar a sua decisão e converse com seu dentistista para tirar todas as suas dúvidas! 

Leia também: Transforme sua vida com a Reabilitação Oral

Onde fazer cirurgia ortognática em Brasília? 

Ao longo do conteúdo falamos muito sobre bons resultados, mas o que não mencionamos até aqui foi a importância da clínica em todo esse processo! 

A cirurgia ortognática, afinal de contas, requer especialistas em cirurgia bucomaxilofacial e em ortodontia, trabalhando juntos para realizar o tratamento de maneira mais segura, rápida, confortável e focada em resultados.

Na CRIE Odontologia você encontra especialistas prontos para atendê-lo e guiá-lo por todo o processo da cirurgia ortognática, desde a retirada de dúvidas até a finalização do tratamento. 

Além disso, as tecnologias 3D para a visualização de resultados garantem um diagnóstico ainda mais preciso e a possibilidade de visualizar com mais clareza os resultados pretendidos para o procedimento. 

Invista na sua qualidade de vida, conquiste mais harmonia no rosto e um sorriso perfeito com a cirurgia ortognática! Agende uma consulta com nossos especialistas e tire suas dúvidas! 

Veja também: Por que você deveria escolher a Crie Odontologia?

           

Posts Recomendados

Sapinho na boca: o que é, sintomas, causas e tratamentos!

Harmonização Orofacial: O que é e Principais Dúvidas

Facetas Dentárias: Vantagens e Desvantagens

Centro de profissionais especializados no seu bem-estar

atendimento@crieodontologia.com.br

ADF-CENTRO DE REABILITAÇÃO, IMPLANTE E ESTÉTICA BUCAL S/S LTDA - EPP

CNPJ: 06092065000190

Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte

Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte