Categorias: Cuidados Bucais, Todos
Ao contrário do que muitos pensam, as gestantes precisam ir regularmente ao dentista. Esse procedimento é o que chamamos de pré-natal odontológico. O acompanhamento profissional durante a gravidez é importante porque a saúde bucal influencia na saúde de todo o organismo e doenças como a periodontite, podem trazer riscos ao bebê.
Isso mesmo! Se você não cuidar de sua saúde bucal pode prejudicar seu filho, mesmo sem ter a intenção. Neste post, vamos falar sobre os riscos da periodontite na gravidez, suas causas e como evitá-la. Mas primeiro, vamos entender o que é essa doença.
A periodontite é uma doença infecciosa, que atinge o tecido gengival. Mas além de atingir as gengivas, ela também afeta os ossos e o ligamento periodontal, responsáveis por dar suporte ao dente. Isso acontece quando a doença é tratada, então, ela evolui e causa a destruição do ossos e tecidos, provocando a perda dentária.
A periodontite é a evolução da gengivite não tratada, que tem como principal causa, uma higiene bucal deficiente. Mas fatores genéticos e o tabaco também contribuem para o aparecimento da doença.
Durante a gravidez, a mulher sofre grandes alterações hormonais, que afetam tanto o organismo quanto a cavidade oral. Então, caso a mulher já tenha problemas periodontais, eles podem ser agravados devido a oscilação dos hormônios.
Mas isso não significa que a gravidez causa a periodontite, mas que, se a gestante já apresenta um quadro de doença periodontal, ele será agravado. A periodontite só se desenvolve na gestante se ela não tomar os devidos cuidados com sua higiene bucal.
Vale lembrar que se durante o pré-natal odontológico, o dentista identificar risco de doença periodontal, ele vai indicar o melhor procedimento para evitar que ela evolua e causa maiores danos.
A periodontite é uma doença infecciosa e por isso ela oferece riscos à saúde do bebê. Isso acontece porque a ela libera substâncias que induzem as mulheres ao trabalho de parto. Sendo assim, uma mãe que apresente a doença pode sofrer um parto prematuro, e seu bebê nascer abaixo do peso.
Se você é gestante e notou qualquer alteração no tecido ao redor de seus dentes, não hesite em procurar o dentista. Ele vai fazer o procedimento necessário para evitar a progressão da doença.
Além disso, como nesse período sua flora oral fica mais suscetível a doenças, graças às alterações hormonais, os cuidados com a saúde bucal devem ser redobrados. Lembre-se de escovar os dentes sempre após as refeições e usar o fio dental diariamente.
Manter uma alimentação saudável, rica em fibras, verduras e legumes, evitando o açúcar e outros alimentos que prejudicam os dentes, ajuda a manter sua boca livre de bactérias que provocam a periodontite. Caso você fume, deve abandonar o tabaco para não entrar para o grupo de risco da doença.
E o mais importante: faça o acompanhamento de sua saúde bucal com seu dentista durante toda a gestação. Assim, você evita riscos para você e seu bebê.
Você está grávida e precisa de profissionais qualificados para realizar seu pré-natal odontológico? A CRIE tem uma equipe altamente capacitada. Entre em contato com conosco e marque uma consulta!
Centro de profissionais especializados no seu bem-estar
Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte
Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte