Categorias: Cuidados Bucais, Todos
Conhecidos como dentes do juízo, os dentes do siso causam espanto em muitas pessoas. Isso porque eles provocam grande incômodo ao nascerem. Também há casos em que é preciso extrair o dente por ele está incluso, ou seja, porque ainda não nasceu. No entanto, não é preciso ter medo em relação aos dentes do siso.
No artigo de hoje você vai saber como se preparar para a chegada desses dentes. Ficou interessado no assunto? Então, acompanhe a leitura!
Sentir dor ou incomodo na gengiva não é nada agradável. No entanto, quem tem entre 17 e 21 anos conhece essas sensações, pois estão na fase do nascimento dos dentes do siso.
É bom lembrar que, geralmente, esses dentes não causam sensação dolorosa. No entanto, seu aparecimento pode ser irritante, deixando a gengiva sensível.
Por isso, caso você conheça alguém que esteja passando por essa experiência, preste atenção nessas simples atitudes que poderão ajudar na hora que os dentes do siso chegarem:
Caso você sinta dor constante, marque uma consulta com o dentista. A dor severa pode indicar um problema grave que pode ser visto por um cirurgião dentista ou bucomaxilo.
Para dor, muitas vezes é preciso tomar analgésicos, antinflamatórios ou até antibióticos. Procure o seu dentista e ele poderá receitar um medicamento oral que vai ajudar a aliviar a dor de dente.
A água quente salgada ajuda a aliviar a dor do dente do siso. Experimente fazer bochechos durante uns 30 segundos e depois cuspa o líquido.
Outra dica para aliviar a dor dos dentes do juízo é melhorar a higiene do local. Os dentes do siso costumam acumular alimentos e bactérias quando estão nascendo e isso inflama a gengiva ao redor deles.
A extração dos dentes do siso é uma cirurgia que deve ser feita quando os dentes não nasceram de maneira adequada. Ela também é indicada para os dentes que estão inclusos. Esses dentes não podem ficar dentro do osso, pois podem resultar em cistos ou tumores.
Muitos dentistas também indicam a cirurgia para os pacientes que não conseguem higienizar adequadamente seus dentes, que sofrem pressão nos dentes vizinhos ou alterações na mordida e na fala.
Os sisos que têm infecção recorrente em volta deles, com tratamento complicado ou cárie também precisam ser extraídos.
Outra indicação para a cirurgia são os sisos que têm contato com a raiz dos segundos molares e que podem gerar dor ou necessidade de canal. Nesses casos o dente do siso pode provocar a absorção da raiz do segundo molar, fazendo com que ele tenha que ser extraído.
Não é preciso se preocupar com o procedimento cirúrgico. Além do paciente ser acompanhado por um dentista especialista, receberá anestesia local para o procedimento, que deve ser sem dor nenhuma. O dentista mais experiente para casos mais difíceis é o cirurgião bucomaxilofacial.
Existe também a possibilidade da cirurgia ser feita sob sedação, ou seja, quase dormir durante o procedimento todo! Pergunte ao seu dentista sobre essa possibilidade. É bem confortável e seguro.
Em relação a alimentação, não é bom ficar em jejum antes da cirurgia. Mas também não precisa comer demais ou coisas muito pesadas, prefira uma refeição leve e rápida.
Evite medicamentos, consumo de álcool ou cigarro até 12 horas antes do procedimento. Não se esqueça de informar seu médico dentista sobre este assunto.
Outro procedimento que deve ser feito antes da cirurgia é fazer a higiene bucal. Escove e use o fio dental.
É recomendado levar um acompanhante à consulta ou pedir para alguém ir à farmácia ver os medicamentos que você vai precisar e levá-los para casa.
Outra sugestão é se vestir com uma roupa confortável quando for fazer a cirurgia. Evite também bijuterias ou jóias que possam pesar em seu pescoço.
No caso das mulheres, esqueça a maquiagem no rosto, pois esta pode borrar após o procedimento cirúrgico.
Como em qualquer procedimento é preciso ter cuidado no pós-operatório.
Por isso, evite trabalhar em serviços pesados, não corra, não abaixe a cabeça e preste atenção nas recomendações do seu dentista.
Tome os medicamentos indicados, evite alimentos ácidos, picantes e duros, faça a higiene oral conforme a indicação médica e não se esqueça de marcar a revisão com o profissional.
Caso sinta muita dor ou algum outro tipo de anormalidade, procure seu dentista.
Deixe reservado o pote de sorvete!! A alimentação vai ser somente gelada nos dois primeiros dias!
Centro de profissionais especializados no seu bem-estar
Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte
Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte