Crie Odontologia

Língua Saburrosa: Sintomas, Causas e Tratamento

Categorias: Cuidados Bucais

A língua saburrosa pode ocorrer após acordar, depois de muitas horas sem comer ou quando você estava gripado. A maioria de nós já se olhou no espelho e se deparou com o problema quando abriu a boca.

Esse nome complicado é a maneira como a Odontologia chama os casos em que uma camada esbranquiçada e de aparência espessa aparece na superfície da língua. 


Apesar de não representar um risco para a saúde, a língua saburrosa recorrente pode ser a causa por trás de casos de mau hálito que parecem nunca se resolver. 

Além disso, a saburra lingual também pode indicar a presença de outras doenças mais sérias, como a diabete, por exemplo. 

Mas afinal, quando a língua saburrosa é normal e quando você deve se preocupar? O que causa esse distúrbio e como tratá-lo? Responderemos a essas perguntas ao longo do conteúdo. Acompanhe! 

O que é língua saburrosa?

Quando está saudável, a língua apresenta uma coloração rosada e homogênea, apresentando apenas variações suaves de cor em diferentes partes. 

Em contrapartida, a língua saburrosa se caracteriza pelo surgimento de uma massa ou mancha branca em sua superfície, geralmente na parte mais interna. 

Chamada de saburra lingual, essa camada é composta por uma combinação de resíduos de alimentos, células epiteliais mortas e, sobretudo, de bactérias. 

Causas e sintomas da saburra lingual

Existem muitas possíveis causas por trás da formação de massa branca na língua. A principal delas, contudo, diz respeito à falta de higienização bucal adequada. 

Esse problema está relacionado a uma má escovação e higiene bucal, mas também pode afetar as pessoas que escovam muito bem os dentes, porém se esquecem de um detalhe crucial: a raspagem da língua. 

Saiba mais sobre técnicas corretas de escovação!

Com isso, a massa branca na língua pode acabar se acumulando com o passar do tempo e se tornar uma ocorrência cotidiana. Afinal, o corpo não consegue removê-la por conta própria. 

Além de hábitos de higiene, a saburra lingual também pode ser resultado da diminuição da produção de saliva, descamação exagerada da mucosa da boca, alterações gerais no organismo, falta de vitaminas e minerais (especificamente a B7 e Ferro). 

A descamação exagerada da mucosa bucal pode ocorrer por hábitos ou situações externas, como o uso de aparelhos ortodônticos, dormir de boca aberta, roncar, morder os dedos, unhas ou a parte de dentro das bochechas

Leia também: 5 dicas para garantir a higiene bucal com aparelho dentário

A língua saburrosa também pode ser causada por períodos prolongados de jejum e fadiga, bem como ser o resultado de uma alimentação desbalanceada. Alguns remédios, como antidepressivos e antibióticos, também podem motivar o acontecimento.

No entanto, quando a massa branca na língua é causada por alterações gerais no organismo, ela pode ser apenas uma manifestação de outro problema de saúde.

Além da diabetes, podemos citar doenças como: 

  • refluxo;
  • doenças do fígado;
  • hipotiroidismo;
  • mononucleose;
  • candidíase oral;
  • sinusite;
  • quadros gripais com febre;
  • doenças autoimunes.

Quais são os sintomas da língua saburrosa? 

Além do característico aparecimento de uma camada de coloração esbranquiçada na superfície da língua (geralmente na parte mais interna), outros sintomas comumente associados à língua saburrosa são: mau hálito, gosto ruim na boca ou alteração de paladar. 

Todos eles são resultado da ação das bactérias sob os conteúdos orgânicos da saburra lingual, promovendo processos de fermentação que causam odores desagradáveis e podem afetar também o paladar. 

Leia também: Mau hálito: de onde ele vem?

Prevenção e tratamento da língua saburrosa

Tanto a prevenção quanto o tratamento da língua saburrosa estão muito relacionados às suas causas. No entanto, criar o hábito de realizar a raspagem da língua uma vez por dia (com raspador e não com a escova), pode ajudar a amenizar consideravelmente o problema. 

Leia mais: “Escovar a língua? Que exagero!”

Mudanças na dieta e a hidratação também podem ser fatores decisivos para prevenir o ressurgimento da temida massa branca na língua. Além disso, bebidas alcoólicas e cigarros devem ser evitados, já que influenciam negativamente na saúde bucal como um todo. 

Outro fator que não podemos esquecer as visitas regulares ao dentista: além de ajudá-lo a identificar eventuais problemas de saúde e auxiliar na limpeza dos seus dentes, esse profissional também pode tirar suas dúvidas sobre higiene bucal e apresentar uma maneira de escovação capaz de prevenir muitos outros problemas no futuro.

No entanto, não são todos os casos de saburra lingual que podem ser resolvidos com uma mudança de hábitos. Quando ela está ligada a outros problemas de saúde, é preciso que estes sejam identificados e devidamente tratados para uma resolução definitiva. 

Em casos assim, o dentista é um aliado ainda mais importante, pois poderá iniciar a investigação para descobrir as causas por trás de situações peculiares de língua saburrosa. 

Trate a língua saburrosa com a Crie Odontologia! 

Ao longo do conteúdo, você descobriu que a língua saburrosa é o nome daquela curiosa camada branca que aparece na superfície da língua de tempos em tempos. 

Caso o problema seja esporádico e solucionado com a higienização correta, muito provavelmente não indica nenhuma outra condição de saúde mais grave. 

No entanto, caso você repare que a massa branca sempre insiste em retornar, é hora de marcar uma consulta com o especialista para investigar as causas e buscar pelo melhor tratamento. 

Na Crie Odontologia, você conta com uma equipe especializada de profissionais e tecnologia de ponta prontos para atendê-lo!

Para se livrar da língua saburrosa de uma vez por todas ou colocar seus check-ups em dia, agende sua consulta e venha cuidar da sua saúde bucal com a Crie! 

QUERO AGENDAR UMA CONSULTA

           

Posts Recomendados

Sapinho na boca: o que é, sintomas, causas e tratamentos!

Harmonização Orofacial: O que é e Principais Dúvidas

Facetas Dentárias: Vantagens e Desvantagens

Centro de profissionais especializados no seu bem-estar

atendimento@crieodontologia.com.br

ADF-CENTRO DE REABILITAÇÃO, IMPLANTE E ESTÉTICA BUCAL S/S LTDA - EPP

CNPJ: 06092065000190

Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte

Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte