Categorias: Cuidados Bucais, Todos
É o tratamento odontológico capaz de aumentar a autoestima e trazer a felicidade. Diante de tantos benefícios, você realmente sabe o que são os implantes dentários? Se eles se adequam a sua necessidade? Não? Neste artigo, vamos explicar um pouco sobre o assunto.
Os implantes dentários são feitos de estruturas de metal, normalmente de um material conhecido como titânio. Por meio de um procedimento cirúrgico, eles são posicionados pelo dentista abaixo da gengiva, no osso maxilar e servem para substituir as raízes odontológicas perdidas. Um implante é diferente da dentadura. Ele não se solta e beneficia a saúde bucal, pois ele não se apoia em outros dentes como as pontes, por exemplo. Depois de feito o implante do paciente, o dentista coloca os dentes que vão substituir aqueles permanentes perdidos.
Um implante odontológico bem feito evita a perda óssea porque substitui a raiz natural do dente. Isso faz com que o paciente não tenha outros problemas de saúde bucal, como a má mastigação.
Com os implantes, os pacientes têm mais conforto para comer, falar e sorrir, já que as próteses utilizadas em dentaduras convencionais não são necessárias.
Outra vantagem do implante é que ele evita o desgaste de outros dentes saudáveis. Em tratamentos mais antigos, quando o paciente recebia uma ponte, os dentes vizinhos ao dente faltante sofriam um desgaste, o que prejudicava a saúde bucal.
Além de todos os benefícios em relação a saúde bucal, os implantes dentários aumentam a autoestima do paciente que deseja ter uma boca mais saudável e um sorriso bonito. Afinal, a boa aparência é tudo, não é mesmo?
Com certeza, o custo para um implante dentário ainda é a maior desvantagem do tratamento. Por isso, muitas vezes, o procedimento não cabe no orçamento de quem realmente precisa. No entanto, nem tudo está perdido para o paciente, pois basta ter um diálogo franco com o dentista para que ambos cheguem a um acordo em relação ao preço. Em alguns casos, o valor pode chegar ao considerado mínimo, como os que são oferecidos pelas universidades de odontologia.
Os implantes dentários oferecem maiores riscos de infecções aos pacientes. Isso acontece, principalmente, com pessoas que fumam após a operação. Para aquelas que têm problemas de saúde, como nas válvulas cardíacas, a infecção pode ser um fator de risco significativo.
Como em qualquer cirurgia, os implantes dentários podem trazer complicações pós-operatórias. No entanto, quando elas acontecem, são resolvidas pelo implantodontista. Uma dessas complicações é com relação a mandíbula e ao maxilar. Determinadas estruturas anatômicas devem ser evitadas para evitar o desconforto do paciente.
Que tal conhecer um pouco mais de todos os implantes para saber qual pode melhor lhe atender?
É quando o implante e a prótese são colocados no mesmo momento ou em poucos dias após a cirurgia. Essa técnica é usada somente em alguns casos e a decisão em utilizá-la cabe ao dentista responsável pelo tratamento com implantes. Caso opte pela carga imediata, em alguns casos, o dentista pode instalar uma prótese provisória que será trabalhada até a cicatrização do implante e da gengiva ao redor dele. Com isso, será possível atingir a função estética o mais natural possível.
Se o paciente não possui osso ou gengiva suficientes para o tratamento de implantes, pode-se optar pelos enxertos. Com essa técnica, é possível reconstruir todo o tecido que foi perdido. Em relação aos enxertos de osso, o período de cicatrização é de 6 a 10 meses, dependendo do tipo de material que for utilizado na cirurgia. No momento da colocação do enxerto ósseo pode-se instalar ou não o implante na mesma hora.
O dente que será construído poderá ser feito de acrílico, porcelana, resina, zircônia, etc. Cabe ao dentista juntamente com o paciente escolher qual o melhor material para o caso. A prótese pode ser parafusada ou cimentada. O procedimento tentará recuperar o máximo a naturalidade dos dentes.
Na maioria dos casos, antes das próteses definitivas, são necessárias próteses provisórias para que se possam adequar os tecidos gengivais e fazer a adaptação da mordida. Também serão feitas várias sessões até que a prótese definitiva fique pronta. Após a instalação da prótese, provisória ou definitiva, serão realizadas visitas de manutenção ao dentista.
Quanto a prótese definitiva, ela precisará de um tempo para ser trocada. O que definirá esse tempo são os hábitos de mastigação do paciente, cuidados com a higienização, presença de bruxismo e ou problemas na mordida, fumo, etc.
Centro de profissionais especializados no seu bem-estar
Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte
Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte