Categorias: Cuidados Bucais, Dicas de Saúde
Gosto ruim na boca o que pode ser? É um problema que incomoda bastante, além de poder ser o indicativo de que algo não vai muito bem no organismo.
Esse gosto desagradável na boca e até mesmo estranho ou amargo, pode afetar a autoestima também, atrapalhando a sociabilidade e fazendo com que as pessoas se sintam envergonhadas ou desconfortáveis.
Neste artigo, vamos te dar mais detalhes sobre o gosto ruim na boca, as causas, a prevenção com hábitos diários e quando é a hora certa de procurar por ajuda profissional.
Continue a leitura!
O gosto desagradável na boca pode ter várias causas, que vão desde problemas simples de higiene bucal até os mais complexos. De fato, o mais importante de maneira inicial é a identificação da causa do mau hálito, para que assim o melhor tratamento possa ser indicado.
Entre as principais causas do gosto ruim na boca, destacam-se:
A má higiene bucal é a causa mais comum do gosto ruim na boca. Entre os exemplos de má higiene podemos citar a falta de escovação dos dentes e também da língua, que acumula células mortas e bactérias.
Alguns medicamentos, como antibióticos e antidepressivos, são liberados na saliva após serem absorvidos pelo organismo e, por isso, pode ocorrer uma mudança no paladar e o gosto ruim na boca aparecer.
Muita gente não sabe, mas um dos sintomas comuns durante a gravidez é a disgeusia. A sensação é de gosto metálico na boca e acontece devido às alterações hormonais do organismo feminino e que fazem com que o paladar fique mais sensível.
Suplementos vitamínicos que possuem concentrações elevadas de substâncias metálicas, como ferro e cromo, podem deixar a boca com gosto metálico ou amargo. De modo geral, esse efeito passa de maneira rápida, assim que o suplemento é absorvido por completo pelo organismo.
O refluxo é o nome dado para uma condição em que o conteúdo do estômago chega até o esôfago, depois que a digestão é iniciada. Dessa maneira, há o transporte de ácido para a boca, deixando um gosto amargo e que pode ter odor ruim.
O gosto ruim na boca também pode ser um indicativo de que o fígado não está funcionando da maneira correta.
Uma das funções do fígado é transformar a amônia, substância tóxica, em ureia e eliminá-la na urina. Quando o fígado não está 100%, é possível que haja o acúmulo de amônia no corpo, alterando assim o gosto na boca, que pode ficar parecido com gosto de cebola.
É claro que o tipo de tratamento para o gosto amargo na boca vai depender da causa, porém, em todos os casos, os cuidados diários são fundamentais. Tais cuidados no dia a dia funcionam como uma prevenção do gosto amargo na boca, mas também são fundamentais para evitar outras condições e para a manutenção da saúde em geral.
Entre os cuidados diários para prevenir e, muitas vezes, tratar, o gosto amargo na boca, podemos citar:
O gosto ruim na boca que não se resolve com os cuidados diários ou que surge de maneira frequente, não deve ser ignorado. O recomendado é marcar uma consulta com um dentista, para que as causas possam ser identificadas e o tratamento adequado indicado.
A Crie é referência em Odontologia em Brasília e conta com uma equipe de profissionais de diferentes áreas odontológicas, que trabalham de maneira integrada. Dessa forma, é possível realizar diversos tipos de tratamento em um só lugar, otimizando o tempo.
Além disso, a equipe está em constante aperfeiçoamento, e fazemos investimento constante em tecnologia e nas mais modernas técnicas.
Por isso, para acabar de vez com o gosto ruim da sua boca, entre em contato conosco.
Se você está em Brasília – DF ou no Entorno, e se identificou com os sintomas listados ou quer realizar um check-up para se prevenir desse e de outros problemas dentários, agende sua consulta.
Centro de profissionais especializados no seu bem-estar
Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte
Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte