Categorias: Cuidados Bucais, Estética
Gengiva retraída, também conhecida como “retração gengival”, é um problema bucal em que há uma exposição maior da raiz do dente e que precisa ser tratado, já que causa maior risco de cáries, possível danos aos dentes, sensibilidade a alimentos quentes, frios ou ácidos, além de comprometer a estética do sorriso.
Como a retração gengival é um problema que vai se agravando lentamente, buscar uma avaliação com um(a) dentista é fundamental.
Felizmente, a gengiva retraída é algo que pode ser prevenido ou tratado. Abaixo, te explicamos exatamente o que é esse problema, suas causas, formas de prevenção e tratamento.
Acompanhe!
A gengiva retraída é uma alteração considerada comum e que se caracteriza pela retração da porção de gengiva que recobre o dente, deixando sua raiz exposta. Isso acaba comprometendo a estrutura do osso e dos ligamentos responsáveis por fixar os dentes na gengiva.
Esteticamente, é um problema que pode incomodar bastante, já que a parte da gengiva que cobre o dente parece estar menor, e o dente aparenta ser maior, comprometendo a estética do sorriso.
Quantos dias é normal sentir dor após extração de dente? Clique e veja a resposta!
Este problema pode acontecer em apenas um ou em vários dentes ao mesmo tempo. Em casos mais graves, é possível que a retração gengival aconteça de forma generalizada, ou seja, em todos os dentes.
A retração da gengiva é um processo lento e progressivo. Por isso, as visitas regulares ao dentista – mesmo na ausência de queixas – são sempre indicadas. Assim, o profissional pode identificar o problema no início, quando é mais simples e fácil tratar.
As causas para gengiva retraída podem ser diversas, mas é importante dizer que não se trata de uma doença, como a gengivite, mas de um problema bucal. Entre as causas destacam-se:
Veja também: Tire todas as suas dúvidas sobre dente siso!
Em se tratando da gengiva retraída, a melhor maneira de prevenir é manter a gengiva saudável, seja escovando os dentes após as principais refeições, usando o fio dental sempre que necessário, fazendo prevenção com o dentista de seis em seis meses.
Lembre-se que a escovação deve ser feita sempre com atenção e de maneira delicada, usando escova com cerdas macias, que não causam traumas nas gengivas.
Além disso, é recomendado evitar, fumar ou usar piercings na região da boca (lábios, língua ou freio superior).
Entretanto, em caso de sintomas, como sangramentos, sensação de que os dentes estão frouxos, sensibilidade dentária excessiva, maior espaço visível entre os dentes, exposição visível da raiz dos dentes e mau hálito, não hesite em procurar pelo dentista.
Tratar o problema logo no início é a melhor forma para evitar a necessidade de intervenções mais complexas e invasivas, como procedimentos cirúrgicos.
Veja também: Entenda como problemas na boca podem afetar sua saúde geral
O tratamento para a retração gengival vai depender dos fatores que estão contribuindo para que o problema ocorra. Uma vez que os fatores são identificados e tratados, o dentista pode optar por diferentes procedimentos, levando em consideração as características de cada caso. Entre eles:
Na limpeza feita pelo dentista, são usados instrumentos especiais, com o objetivo de remover a placa bacteriana e o tártaro, no local em que a gengiva está retraída.
Tratamento que envolve a retirada de tecido saudável do palato (céu da boca) do próprio paciente ou o uso de um material específico de enxerto gengiva l(procedimento cirúrgico), para que o tecido que foi perdido possa ser substituído.
Em casos mais graves, pode ocorrer perda óssea e ser necessário um procedimento cirúrgico. Nele, um material regenerativo é colocado na área de perda óssea, de modo a ajudar na regeneração do osso e do tecido. Depois, o tecido gengival é fixado na área em que há comprometimento de um ou mais dentes.
Para pacientes com os chamados “dentes apinhados”, mordida cruzada ou aberta, por exemplo, o melhor tratamento é o uso de aparelho ortodôntico, que ajuda a corrigir o posicionamento da dentição em relação à gengiva.
Placa de para proteção de mordida
Utilizada quando existe chance de fraturas dentárias para redução de danos.
O tratamento tanto para gengiva retraída quanto para outros problemas que afetam a gengiva – como periodontites e gengivites – é feito pelo(a) especialista em periodontia.
Esse especialista atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças que sejam relacionadas aos tecidos e estruturas que dão suporte aos dentes: as gengivas e os ossos.
Na Crie Odontologia, você encontra periodontistas que são referências em sua área de atuação, além das tecnologias mais modernas do mercado.
Se você está no Distrito Federal ou Entorno, clique no link abaixo para agendar sua avaliação e vir cuidar do seu sorriso conosco!
Centro de profissionais especializados no seu bem-estar
Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte
Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte