Crie Odontologia

Fluorose dental: o que é, causas e tratamentos

Categorias: Estética dental, Odontopediatria, Tratamentos odontológicos

O flúor é usado de forma ampla em produtos de higiene oral, como cremes dentais e enxaguantes bucais, sendo também aplicado nos consultórios de dentistas, sendo importante para a saúde bucal, como na prevenção de cáries. 

Porém é importante ter atenção quando usado em quantidades excessivas, principalmente, durante a formação dos dentes, ou seja, na infância, pois pode levar a um quadro chamado de fluorose dental, caracterizado por manchas brancas nos dentes.

Mas, como equilibrar os benefícios do flúor na saúde bucal com os riscos da fluorose? Vamos te ajudar a entender melhor logo abaixo, com informações valiosas sobre o tema. 

Continue a leitura!

.

O que é fluorose dental?

A fluorose dentária é uma condição caracterizada por uma alteração no esmalte dos dentes causada pela exposição exagerada ao flúor. Surgem nos dentes, então, manchas brancas, opacas e assimétricas, que podem chegar a tons amarronzados, dependendo da gravidade.  

O desenvolvimento da fluorose dental acontece, principalmente, durante a formação dos dentes e pode se manifestar tanto em dentes de leite quanto nos permanentes. Porém, não se trata de uma condição relacionada a aspectos etários, mas ao excesso de flúor. 

Os primeiros sinais de fluorose dentária é o aparecimento de manchas brancas em um ou mais dentes, sendo, geralmente, menores e em linhas finas. Há casos, também, em que ocorre sensibilidade dentária e dor. 

Assim que esses sinais forem observados, a indicação é que se procure por um dentista para o diagnóstico preciso, pois a condição pode impactar a estética do sorriso, assim como levar a fragilidade da arcada dentária, deixando-a mais propensa a corrosão, fraturas e ao aparecimento de gengivite, tártaro e cáries.  

É muito importante dizer, também, que as manchas podem ser o sinal de outros problemas, como traumas na formação do dente e cáries, sejam inativas ou ativas. É por isso, também, que a análise do dentista é fundamental. 

.

O que causa esse problema?

Como dito, a causa da fluorose dental é o excesso de flúor, que pode estar em produtos de higiene oral, água fluoretada e medicamentos específicos. 

Em se tratando do seu desenvolvimento na infância, o aparecimento das manchas está principalmente relacionado aos hábitos de higiene, como quando crianças sem orientação exageram na quantidade de pasta de dente. 

Então, o que se precisa ter em mente em relação ao flúor é que existe um limite considerado saudável, não sendo indicado, por exemplo, engolir pasta de dente ou ingerir água enriquecida com flúor além das quantidades recomendadas. 

Já em se tratando da prevenção da condição, algumas medidas merecem ser destacadas: 

  • 👉 As crianças devem usar cremes dentais específicos, de acordo com a faixa etária e com a indicação do dentista.
  • 👉 A escovação dos dentes das crianças deve ser supervisionada por adultos, sempre procurando ressaltar a importância de não engolir creme dental.
  • 👉 A aplicação de flúor só deve ser feita por dentista.
  • 👉 A suplementação do mineral deve ser feita apenas com indicação profissional.
  • 👉 Informar-se sobre os níveis de flúor na água de sua cidade.
  • 👉 Ter uma alimentação balanceada e saudável.
  • 👉 Procurar o dentista em caso de qualquer dúvida, pois é ele o profissional adequado para te ajudar quando se trata de saúde bucal.
  • 👉 Visitar o dentista regularmente. 

.

Como se trata a fluorose dental?

Existem alguns tratamentos possíveis para a fluorose dental e a indicação depende da sua gravidade e das características de cada paciente, como a faixa etária, por exemplo. Entre algumas opções de tratamentos: 

1. Clareamento dental

É indicado, principalmente, para casos mais leves de fluorose, ajudando na redução da aparência das manchas e deixando a cor mais uniforme. Existem alguns métodos diferentes de clareamento que podem ser recomendados. 

.

2. Microabrasão dental

Trata-se de um procedimento bastante indicado e que envolve a remoção de uma fina camada do esmalte dentário afetado, ajudando a melhorar a aparência estética dos dentes. 

.

3. Facetas de porcelana ou lentes de contato 

As facetas de porcelana e as lentes de contato são recomendadas, geralmente, para casos mais graves de fluorose dental, em que as manchas são mais intensas. Os resultados são duradouros e naturais, deixando, também, o tamanho dos dentes mais padronizado. 

——————————

Caso você tenha notado essa alteração nos dentes das crianças – ou de pessoas mais velhas, que não foram tratadas – busque orientação profissional para ser diagnosticado e receber a indicação do tratamento mais adequado.

Nesse sentido, conte com a Crie Odontologia. Somos referência em cuidados odontológicos no DF e contamos com uma estrutura completa e um time de profissionais experientes e atenciosos.

Se você está no Distrito Federal ou Entorno, clique no link abaixo para agendar sua avaliação e vir cuidar da sua saúde bucal conosco!

           

Posts Recomendados

Sapinho na boca: o que é, sintomas, causas e tratamentos!

Harmonização Orofacial: O que é e Principais Dúvidas

Facetas Dentárias: Vantagens e Desvantagens

Centro de profissionais especializados no seu bem-estar

atendimento@crieodontologia.com.br

ADF-CENTRO DE REABILITAÇÃO, IMPLANTE E ESTÉTICA BUCAL S/S LTDA - EPP

CNPJ: 06092065000190

Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte

Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte