Categorias: Cuidados Bucais, Todos
A respiração pela boca é prejudicial tanto para a saúde do organismo quanto para a posição dos dentes. Leia o post de hoje e entenda!
Você sabia que a respiração pela boca pode influenciar negativamente em sua saúde bucal? Muitas pessoas não sabem disso, pois acham que o problema só gera desconforto. Mas, além de contribuir para outros problemas no organismo, a respiração bucal também pode prejudicar seu sorriso.
Ficou curioso e quer saber mais a respeito? Então, continue a leitura que daremos mais detalhes, mas primeiro, vamos entender quais são as causas da respiração pela boca.
A respiração bucal acontece devido à incapacidade do indivíduo de respirar pelo nariz, que é a forma correta. As causas mais comuns desse problema são:
• rinite alérgica;
• aumento da adenoide;
• desvio do septo nasal;
• sinusites ou pólipos nasais;
• síndrome de down;
• fenda palatina.
Além dos prejuízos para a saúde geral do organismo, a respiração pela boca afeta o posicionamento correto dos dentes na boca, deixando-os tortos. Isso acontece porque a respiração bucal faz com que o paciente fique com a boca aberta a maior parte do tempo.
Sendo assim, os ossos dos maxilares e a posição dos dentes sofrem alterações ao longo do tempo. O céu da boca fica mais alto e estreito, causando problemas na mordida, que implicam no crescimento da mandíbula e apinhamento dentário.
No entanto, estes problemas são mais comuns em crianças, pois como seus ossos ainda estão em fase de formação, têm mais propensão a sofrer alterações. Mas isso não significa que adultos não correm o risco de ficar com os dentes tortos por causa da respiração pela boca.
Bom, todos sabem que a ortodontia é a especialidade odontológica responsável por cuidar do alinhamento dos dentes. Então, se o paciente tem problemas de desalinhamento dentário, que seja consequência da respiração bucal, ele deve procurar tratamento ortodôntico.
O aparelho odontológico corrige o posicionamento dos dentes, devolvendo a estética do sorriso e promovendo o bem-estar do paciente. Afinal de contas, dentes desalinhados não trazem somente prejuízos estéticos, mas contribuem o aparecimento de cáries, perda óssea e consequentemente, perda dentária.
O tempo de uso do aparelho odontológico varia de acordo com o nível do desalinhamento dentário e das condições de movimentação. E com tantos modelos de aparelho disponíveis, o fator idade não é empecilho para o tratamento.
Como evitar que a respiração bucal afete seu sorriso?
Mesmo que o aparelho odontológico resolva os problemas de má oclusão, o paciente que respira pela boca deve procurar um médico para identificar as causas da respiração bucal. Isso porque não adianta somente usar aparelho, o mal deve ser cortado pela raiz.
Se o paciente faz o tratamento ortodôntico, mas continua a respirar pela boca, com o tempo, os problemas bucais voltarão a aparecer e todo tempo de uso do aparelho será jogado fora.
Nesse caso, o ortodontista e o médico devem trabalhar em conjunto para melhorar a qualidade de vida do paciente. O médico deve descobrir as causas da respiração bucal e buscar as melhores formas de tratamento para que o dentista finalize o tratamento com o aparelho odontológico.
Agora que você já sabe que a respiração pela boca pode afetar a posição dos seus dentes, está na hora de compartilhar com seus amigos em suas redes sociais. Esta informação pode ser muito útil para eles!
Centro de profissionais especializados no seu bem-estar
Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte
Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte