Crie Odontologia

Dor de dente aguda: o que fazer para aliviar

Categorias: Cuidados Bucais, Tratamentos odontológicos

A dor de dente aguda é o tipo de sintoma que pode ser até incapacitante e tornar tarefas simples do dia a dia – como se alimentar ou falar – em verdadeiros desafios. Esse tipo de dor por, inclusive, se espalhar para outras áreas do rosto. 

Caracterizada como um incômodo intenso e pulsante e que pode ser desencadeada por diferentes fatores, a dor de dente aguda necessita de atenção e atendimento odontológico para que possa ser tratada de forma adequada. 

Abaixo, conheça mais detalhes sobre essa condição, suas causas, medidas que você pode tomar em casa, opções de tratamento disponíveis e como prevenir. Continue a leitura!

Dor de dente aguda: possíveis causas

A dor de dente aguda pode surgir por diferentes motivos, mas é sempre importante lembrar que ela é sinal de que algo não está bem na sua boca e precisa de atenção e cuidado profissional. 

As principais causas da dor de dente aguda são as seguintes:

1. Desgaste do esmalte dental 

O desgaste do esmalte dental pode deixar a dentina exposta e causar sensibilidade e dor. Escovação incorreta, assim como o consumo de alimentos cítricos e refrigerantes podem fazer com que esse desgaste aconteça; a chamada erosão ácida. 

2. Doenças bucais 

A dor de dente aguda também pode ser uma indicação de doenças bucais, como gengivite, cárie, periodontite, bruxismo e retração gengival. 

A cárie não tratada, por exemplo, pode atingir a polpa do dente, onde estão nervos sensíveis, causando dores. 

3. Traumas

Traumas, como quedas e acidentes, podem gerar impacto na raiz dos dentes e, com isso, também causar dores nos dentes afetados; algumas delas bastante agudas, o que necessita de tratamento rápido e adequado. 

4. Hipersensibilidade dentária 

Uma das razões mais frequentes para dores agudas nos dentes é a sensibilidade excessiva nos dentes. A depender do grau de exposição das raízes dentárias, esse tipo de dor por ser bastante aguda e incômoda, ainda que temporária.

👉 Entenda melhor o problema da hipersensibilidade dentária acessando este artigo. 

5. Maus hábitos bucais 

Maus hábitos bucais – como não usar fio dental e não escovar os dentes adequadamente – e uma alimentação rica em açúcares, que pode causar cáries, também são fatores que podem ocasionar dores dentárias agudas. 

Como aliviar dor de dente aguda

Apesar de haver algumas medidas paliativas que podem ser feitas em casa para o alívio de quadros de dor de dente aguda, é de extrema importância que se procure um dentista o mais rápido possível para identificação da causa e indicação do melhor tratamento. 

Entre as medidas que podem trazer alívio, podemos citar:

  • Higiene adequada: ainda que um dente esteja dolorido, é importante manter a região limpa e sem resíduos alimentares. No entanto, é fundamental escovar os dentes de forma delicada (especialmente ao redor do dente dolorido), com escova de cerdas macias..
  • Analgésicos simples: caso não haja contraindicações, você pode tomar analgésicos de venda livre, como dipirona, seguindo as instruções da bula ou do farmacêutico. Isso pode ajudar a aliviar a dor temporariamente até que você possa se consultar um dentista. Porém, evite usar medicamentos como anti-inflamatórios ou antibióticos sem a indicação de um dentista.
  • Cuidado com os alimentos: alimentos e bebidas extremamente quentes ou frios podem agravar a sensibilidade e a dor. Por isso, opte por alimentos em temperatura ambiente e evite consumir alimentos que possam causar desconforto. Além disso, alimentos duros e pegajosos exigem muita mastigação, o que pode aumentar o desconforto.
  • Boa postura: evite posições em que a cabeça fique para baixo, o que aumenta o fluxo sanguíneo para a região e consequentemente a pressão sobre a região.

É muito relevante destacar que as medidas citadas são apenas paliativas, como já citamos, e que a consulta odontológica é fundamental mesmo se a dor desaparecer, para que seja feito o diagnóstico e o melhor tratamento. 

Quais os principais tratamentos feitos nesses casos?

Os principais tratamentos para dor de dente aguda variam conforme a causa e, por isso, não existe apenas um que seja apropriado para todos os casos. 

Sendo assim, em caso de infecção ou inflamação da polpa dentária, por exemplo, o tratamento de canal pode ser o indicado, evitando a necessidade de extração do dente. Já em casos mais graves e irreparáveis, é possível que o dentista indique a extração e a substituição do dente por implantes, por exemplo. 

Há, ainda, a possibilidade da prescrição de anti-inflamatórios ou antibióticos, restaurações dentárias, caso a dor seja causada por cáries, e tratamento periodontal, em situações em que há doenças gengivais. Neste último caso, pode ser necessário cirurgia gengival em situações mais preocupantes.

Como prevenir 

Como a principal causa da dor de dente aguda é a cárie, é possível através de bons hábitos de higiene prevenir o surgimento dessa dor, que pode realmente atrapalhar a rotina e o bem-estar. 

A prevenção envolve a escovação correta e regular, com uso de creme dental com flúor; uso adequado do fio dental; dieta equilibrada, evitando alimentos ricos em açúcar; e visitas regulares ao dentista, para realizar limpezas periódicas, obter recomendações necessárias e descobrir eventuais problemas em seu estágio inicial. 

Além disso, sempre que se praticar esportes e atividades de impacto, é indicado que se use protetor bucal, evitando traumas, que podem vir a causar dores e outros problemas. 

Para diagnosticar e tratar a dor de dente aguda, e cuidar melhor do seu sorriso, conte com os profissionais da Crie Odontologia. Somos um centro odontológico completo, com toda a estrutura necessária para tratar qualquer que seja sua necessidade odontológica, além de um time de profissionais experientes e atenciosos prontos para te dar o atendimento que você espera e merece.

Se você está no Distrito Federal ou Entorno, clique no link abaixo para agendar sua avaliação e vir cuidar da sua saúde bucal conosco!

           

Posts Recomendados

Sapinho na boca: o que é, sintomas, causas e tratamentos!

Harmonização Orofacial: O que é e Principais Dúvidas

Facetas Dentárias: Vantagens e Desvantagens

Centro de profissionais especializados no seu bem-estar

atendimento@crieodontologia.com.br

ADF-CENTRO DE REABILITAÇÃO, IMPLANTE E ESTÉTICA BUCAL S/S LTDA - EPP

CNPJ: 06092065000190

Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte

Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte