Categorias: Cuidados Bucais, Dicas de Saúde
No dia 20 de março comemora-se o Dia Mundial da Saúde Bucal, uma data relevante para lembrar como os cuidados com a boca são importantes não só para prevenção dos diversos problemas bucais como também para saúde geral, estética e, consequentemente, autoestima.
Por mais que a gente ouça isso desde a infância, ainda existem muitas dúvidas e mitos sobre como cuidar corretamente da boca.
Neste artigo, vamos falar da importância desse tema e trazer as respostas para as dúvidas mais recorrentes das pessoas (e que talvez sejam suas também).
Acompanhe!
O Dia Mundial da Saúde Bucal foi instituído em 2007, pela Federação Dentária Internacional (FDI), e o seu objetivo é aumentar a conscientização e incentivar a saúde dos dentes e da boca como um todo. A data é comemorada em vários países, e muitas ações focadas na diminuição dos índices de doenças bucais são realizadas ao redor do mundo.
Trata-se, portanto, de uma importante oportunidade de sensibilizar a população, famílias, comunidades e governos para o assunto, mostrando inclusive o quanto a saúde bucal está relacionada a diversas doenças, como problemas cardíacos, artrite reumatóide, aterosclerose, acidente vascular cerebral, entre outros.
Saiba mais – Entenda como problemas na boca podem afetar sua saúde geral
Para se ter uma ideia da importância do tema, dados de relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 2022 apontam que:
Saiba mais: O que fazer no dia a dia para ter dentes sempre saudáveis
A higiene bucal (ou higiene oral) é um conjunto de hábitos diários que garantem a limpeza de dentes e gengivas e, por consequência, uma boca saudável.
São práticas do dia a dia, que ajudam a evitar problemas e doenças, como gengivite, cáries, tártaro, doença periodontal, entre outros.
Apesar de ser algo tão falado ao longo de nossas vidas, a prática nos consultórios odontológicos mostra que ainda há muitas dúvidas, mitos e desconhecimento sobre o tema, como os que veremos a seguir.
Veja também: Queixo pequeno: o que fazer?
A escovação dos dentes deve acontecer sempre depois das refeições ou, ao menos, 3 vezes por dia, sempre utilizando creme dental com flúor.
A maneira como você escova os dentes faz toda diferença. Confira um passo a passo simples:
As escovas com cerdas macias ou extra macias costumam ser as mais indicadas, pois conseguem limpar os dentes e remover a placa bacteriana de maneira eficiente e sem agredir as gengivas.
Para a utilização do fio dental são necessários cerca de 40 centímetros de fio, e deve ser passado entre os dentes e na junção destes com a gengiva, com movimentos cuidadosos e sempre lembrando que a intenção é limpar e não machucar.
O ideal é que se use o fio dental antes da escovação ou sempre que necessário.
O sangramento na gengiva pode ter diferentes causas, que podem ir desde escovação com força exagerada ou uso do fio dental de forma incorreta, assim como ser um sinal de doenças da gengiva, conhecida como gengivite, deficiência de vitaminas, entre outros.
É muito importante marcar uma consulta com o dentista para que as causas do sangramento sejam identificadas e o melhor tratamento possa ser indicado.
A sensibilidade nos dentes é uma condição que acontece devido ao desgaste do esmalte dentário ou retração gengival, de forma que a dentina é exposta, e a proteção do dente é reduzida.
As causas podem ser diversas, como: problemas na saúde bucal, refluxo gastroesofágico, bruxismo, pasta de dente muito abrasiva, entre outros.
Alguns hábitos ajudam a evitar o mau hálito, como:
Sim, pois ficam mais suscetíveis ao aparecimento de infecções nas gengivas e cáries devido às alterações hormonais. Sendo assim, é muito importante o acompanhamento de um profissional.
Visitas regulares ao dentista estão entre os principais cuidados com a higiene bucal e devem acontecer a cada 6 meses, para a limpeza, retirada de placa e também para identificação de eventuais problemas bucais com antecedência.
Conte com os profissionais de diferentes especialidades, que fazem parte da equipe da Crie Odontologia. Temos uma estrutura completa e estamos aptos a atender todas as suas necessidades (e da sua família) de forma segura e com o que há de mais moderno e inovador.
Se você está no Distrito Federal ou Entorno, clique no link abaixo para agendar sua avaliação
Centro de profissionais especializados no seu bem-estar
Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte
Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte