Categorias: Cuidados Bucais, Estética, Todos
Os usuários de dentadura podem contar com algo mais eficiente e seguro para manter o sorriso sempre no rosto, são os implantes dentários, que permitem uma qualidade de vida maior, sem preocupações e com auto estima renovada.
Há tempos a dentadura (prótese) era a alternativa mais convencional na reposição de dentes perdidos, mas o implante dentário se popularizou no mercado por ser uma alternativa mais segura, confiável e capaz de promover a qualidade de vida e recuperar a autoestima dos pacientes. Afinal de contas, o produto em si é melhor, pois, apesar das próteses possuírem as mesmas funções que o implante dentário, elas perdem seu valor em relação a alguns aspectos, como:
O perfil estético dos implantes dentários é superior ao de uma dentadura, isso porque o procedimento repõe a raiz do dente e devolve toda a aparência de um sorriso natural e belo, enquanto que algumas dentaduras deixam o sorriso com aspecto artificial.
A fixação dos implantes também é um fator superior ao da dentadura, porque as próteses podem se soltar ao longo do dia, causando inconvenientes ao usuário. Já os implantes são bem presos e fixos a estrutura do maxilar (osso), pois um pino de titânio inserido no osso permite a fixação de um dente de resina ou porcelana, anulando, assim, os riscos de cair.
A mastigação pode ser comprometida com o uso de dentadura, já que alguns problemas são comuns como a movimentação da prótese e a queda de dentes artificiais. Porém, os implantes suprem muito bem essa função justamente por serem fixos, permitindo uma mastigação correta e muito semelhante a função natural.
Com o passar do tempo, o uso de dentadura permite o desgaste da estrutura óssea maxilar, uma vez que com a perda de dente e a ausência da sua raiz, o osso perde sua utilidade, atrofiando gradualmente. Um dos benefícios do implante dentário é a sua natural proteção ao osso da mandíbula, impedindo que a estrutura do maxilar seja comprometida.
Os implantes dentários são produzidos com materiais de alta qualidade, permitindo que sejam resistentes e duráveis. Mantendo uma higiene bucal diária e com acompanhamento do dentista, eles podem durar por muitos longos anos. É um investimento de longo prazo. Já as dentaduras são mais frágeis, exigem cuidado extra em sua manutenção e precisam ser substituídas de tempo em tempo.
Não. Jovens, adultos e idosos podem usar os implantes dentários mediante a necessidade. Afinal de contas, quando bem colocados eles devolvem muito da qualidade de vida da pessoa, que não vai mais se preocupar em ter a dentadura solta e poder falar e comer sem receios.
Para pessoas idosas, o grande problema está nos casos avançados de osteoporose ou de outras condições em suas gengivas. O enfraquecimento geral da arcada dentária pode ser um fator influenciador. O que se deve atentar é que cada caso pode apresentar uma particularidade, como a reposição do osso da arcada dentária.
No entanto, os dentistas já contam com uma série de alternativas para evitar que isso se torne um problema. Os casos mais graves, por exemplo, são remediados com o uso de enxertos ósseos, devolvendo a qualidade de vida que o paciente deseja — e merece — em qualquer etapa de sua vida.
O procedimento, embora seja delicado, conta com um período de recuperação relativamente rápido. O desconforto pós-tratamento deve durar, em média, de 3 a 5 dias. Para ajudar, os dentistas costumam prescrever o uso de medicamentos anti-inflamatórios.
Como resultado, após o período de adaptação aos implantes dentários, o paciente já pode desfrutar de todas as comodidades que não dispunha, até então — seja pela dor de dente ou por conta de uma dentadura pouco confiável.
Os implantes dentários têm sido mais recomendados pelo dentista, hoje em dia, por ser um procedimento mais completo e que devolve ao usuário a satisfação de falar, comer, sorrir sem medo. Mas é importante uma avaliação completa pelo profissional para que o melhor tratamento seja indicado.
Centro de profissionais especializados no seu bem-estar
Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte
Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte