Categorias: Implantes dentários, Sem categoria, Tratamentos odontológicos
Os implantes dentários são alternativas muito buscadas por pessoas que, por inúmeros motivos, sofrem com uma perda dentária.
Além do fator estético, a recomposição oral do paciente é muito importante para a sua qualidade de vida.
Contudo, assim como acontece com os dentes naturais, é preciso cuidar dos implantes dentários para que eles durem mais. Vamos saber como fazer isso?
De acordo com pesquisa realizada pela ABIMO (Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar), cerca de 800 mil implantes dentários são realizados por ano no Brasil.
Além de terem se tornado mais acessíveis, os implantes oferecem muitos benefícios, o que explica o aumento da procura pelo tratamento.
Veja também: Queixo pequeno: o que fazer?
Conheça os principais:
O implante devolve ao paciente a possibilidade de mastigar normalmente todos os tipos de alimentos, o que também melhora a digestão e a absorção de nutrientes. Todas essas etapas da alimentação são prejudicadas pela falta de dentes.
E o melhor é que, com um implante, não há restrições quanto à consistência dos alimentos, tendo esse recurso a mesma capacidade de mastigação dos dentes naturais.
Com a ausência de dentes, ocorre a exposição da gengiva, que pode ser machucada facilmente com a mastigação de alimentos mais rígidos. O implante refaz essa cobertura da gengiva, evitando atritos e lesões.
O implante dentário melhora a qualidade de vida do paciente, devolvendo a sua autoestima e estimulando o convívio social, muitas vezes deixados de lado devido ao desconforto gerado pela ausência de dentes.
O implante reestrutura a arcada dentária de maneira muito natural – praticamente imperceptível – e contribui para uma estética agradável e duradoura.
Aliás, o fator estético é um dos benefícios mais buscados por quem opta por esse tipo de tratamento odontológico.
Saiba mais – Tire todas as suas dúvidas sobre implantes dentários
Existem algumas situações pré e pós-cirúrgicas que podem levar a complicações e até à perda de implantes, pois resultam em má cicatrização da cirurgia. Vamos conhecer quais são elas?
O cigarro diminui a vascularização do organismo, o que acontece com ainda mais intensidade na região bucal. Essa redução compromete a cicatrização do implante, que pode não se fixar adequadamente e precisar ser retirado.
O diabetes não controlado também é uma doença que altera a circulação sanguínea e, consequentemente, impede a cicatrização do implante dentro do tempo esperado.
A boca é um local de fácil contaminação devido aos alimentos e líquidos ingeridos, à higienização inadequada e também pelos germes presentes na região.
Quando algum agente nocivo invade o local da cirurgia, há risco de contaminação e infecção, dificuldade de cicatrização e até da perda do implante.
Veja também – Implante dentário no DF: quanto custa?
O implante dentário é um dos métodos mais seguros e eficientes de recomposição dentária, desde que bem prescrito, tomados os devidos cuidados pré-operatórios e feito por profissional experiente e tecnicamente apto a desempenhar essa função.
Por isso, antes de iniciar o seu tratamento, certifique-se que o profissional escolhido seja habilitado a fazer implantes dentários.
Mesmo em caso positivo, ainda existem certos cuidados que devem ser observados para que o implante não seja danificado e nem cause problema na região bucal.
Separamos algumas dicas que são válidas tanto para implantes quanto para dentes naturais. Veja só:
Escove os dentes ao menos três vezes ao dia, após as refeições. Não há um tempo determinado para essa atividade, mas o recomendado é que seja pelo tempo suficiente para escovar todas as regiões de todos os dentes, além da língua.
Realize movimentos suaves, de ir e vir, circulares e para cima e para baixo nos dentes.
Além disso, use o fio dental para eliminar vestígios de alimentos entre os dentes e o enxaguante bucal sem álcool para finalizar. No caso dos implantes, é preciso ter um cuidado ainda maior com o fio dental, já que pode ficar um espaço entre a coroa e a gengiva, que pode alojar resíduos. Capriche mais nessas regiões.
Alimentos como rapadura, milho de pipoca, entre outros, podem quebrar o implante ou os dentes naturais, quando estes já estão fragilizados. Por isso, a dica é primeiro partir alimentos duros em pedaços menores, para depois mastigá-los; ainda assim, com bastante cuidado.
Roer unhas, morder tampa de caneta, abrir garrafas com os dentes, cortar tecidos e plásticos são alguns hábitos muito comuns, porém, muito nocivos, pois alteram a estrutura dentária e podem quebrá-los. Portanto, evite.
O álcool e o cigarro são substâncias tóxicas, como bem sabemos, e que danificam os dentes de várias maneiras.
Enquanto o cigarro altera a circulação sanguínea e possui substâncias químicas que geram inflamação, a acidez do álcool provoca erosão dentária. Especialmente no caso dos implantes, o cigarro e o álcool devem ser evitados para que não atrapalhem a cicatrização.
Bebidas como café, vinho e refrigerantes exigem mais cuidados para não escurecer ou manchar a coroa do seu implante, assim como os dentes naturais.
Você não está impedido de consumi-los, mas tenha o cuidado de escovar logo após o consumo. Caso a escovação não seja possível no momento, ao menos enxague a boca.
Os traumas na região da boca podem causar fraturas ou até a perda completa do implante ou de dentes naturais. Por isso, caso for praticar atividades ou esportes de contato – como futebol, basquete ou artes marciais – use protetores específicos.
E, claro, visite o seu dentista regularmente. Com implantes dentários ou dentes naturais, as consultas com o dentista devem fazer parte do seu calendário de cuidados médicos. Assim, será mais fácil prevenir ou tratar precocemente qualquer problema.
——————————–
A Crie é um centro integrado, referência no Distrito Federal. Com uma estrutura completa, está apta a tratar todas as suas necessidades, incluindo os tão buscados implantes dentários.
Se você está no Distrito Federal ou Entorno, clique no link abaixo para agendar sua avaliação conosco!
Centro de profissionais especializados no seu bem-estar
Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte
Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte