Crie Odontologia

Clareamento dental: vantagens e desvantagens!

Categorias: Estética, Tratamentos odontológicos

Dentes escurecidos, amarelados ou manchados podem ter diferentes causas – como hábitos alimentares, tabagismo, mesmo genética – e podem incomodar bastante, inclusive afetando a autoestima.

Isso faz com que o sorriso, mesmo saudável, não fique com a aparência desejada. 

Sendo assim, o clareamento dental é uma alternativa muito buscada para melhorar a estética do sorriso. 

Como existem técnicas diferentes para clarear os dentes, com vantagens e desvantagens, vamos falar em mais detalhes sobre cada uma delas. Confira!

Clareamento dental: vantagens e desvantagens

Veja também: Queixo pequeno: o que fazer?

Existem diferentes técnicas de clareamento disponíveis atualmente no mercado, tanto para serem feitas em consultório quanto em casa (com orientação profissional). Entender um pouco mais sobre elas permite uma escolha mais consciente, com expectativas realistas sobre os procedimentos. 

Clareamento dental caseiro

O clareamento dental caseiro é realizado diariamente, com uso de gel clareador específico e moldeira por um período que varia entre 14 e 30 dias. O tratamento é feito por meio da administração do gel na moldeira e, apesar de ser feito em casa, conta com a supervisão do dentista. 

Esse gel em geral é composto por peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio e, quando em contato com os dentes, libera oxigênio e provoca reações, quebrando as moléculas que levam ao escurecimento.

Entre as vantagens do método caseiro está o fato de ser considerado prático, sem a necessidade de se fazer nenhuma grande mudança na rotina. Além disso, é mais acessível, com custos reduzidos, se comparado ao clareamento feito em consultório.  

Outra vantagem é que a técnica é considerada conservadora e de baixo risco, com efeitos reversos muito baixos. 

Já em relação às desvantagens, se destaca a duração, que pode variar entre 14 e 30 dias ou conforme a orientação do dentista, exigindo um pouco mais de paciência por parte do paciente. Além disso, não funciona em grandes restaurações.

Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (DTM)

Clareamento dental em consultório

Outra técnica é o clareamento dental em consultório. Embora também utilize um tipo de gel de clareamento, é o laser ou LED especiais os responsáveis pela ativação mais potente da fórmula química. 

Uma das principais vantagens da técnica, sem dúvida, é o tempo de tratamento, já que, geralmente, em no máximo 3 sessões se alcança o resultado almejado. Vale dizer, ainda, que como o tratamento dispensa o uso da moldeira de silicone, ele acaba sendo uma alternativa mais cômoda para muitos pacientes.

Desvantagens também existem neste tratamento, sendo a hipersensibilidade dentária uma das principais; um dos motivos de maior reclamação dos pacientes. Na maioria das vezes, essa sensibilidade passa, porém pode permanecer de forma branda em alguns casos.

Outra desvantagem é o valor, pois é necessário investimento financeiro maior, se comparado ao clareamento realizado em casa com supervisão do dentista.

Saiba mais – 9 mitos sobre saúde bucal que você precisa parar de acreditar

Quais os riscos envolvidos?

Apesar da eficácia comprovada em ambas as técnicas para clarear os dentes, a consulta com o dentista para avaliar cada caso e indicar a melhor alternativa é indispensável

Caso a técnica caseira seja realizada sem orientação e supervisão do dentista, ou o tratamento em consultório por profissionais incapacitados, há possibilidade de danos sérios aos dentes (e outras estruturas orais); alguns irreversíveis. 

A hipersensibilidade permanente é um dos principais riscos dos tratamentos realizados de forma incorreta, muitas vezes devido à exposição provocada na dentina, causando muitos incômodos aos pacientes. 

Outro perigo é o surgimento de manchas, ou seja, um efeito reverso da proposta. Uma das principais causas deste risco está em não seguir as recomendações feitas pelo profissional, como evitar a ingestão de alimentos de alta pigmentação. 

Vale citar, ainda, a pulpite, quadro preocupante que se caracteriza pela inflamação da polpa dentária e que pode ser causada por uma agressão ao esmalte dentário, feita de maneira exagerada e não controlada. 

Já as lesões gengivais também são um risco em caso de tratamentos feitos sem os devidos cuidados e indicações, além de possíveis queimaduras na cavidade oral. 

Como escolher o tipo de clareamento dental?

De maneira geral, para pacientes que desejam um resultado mais rápido e que não se sentem tão seguros em realizar o tratamento em casa, o clareamento em consultório costuma ser a melhor opção.

Já para os que desejam uma alternativa mais acessível, mas também com resultados eficientes, o clareamento caseiro pode ser a escolha.

Em relação a contraindicações, o clareamento dental não é indicado para:

  • menores de 15 anos;
  • grávidas ou lactantes;
  • pacientes com lesões cariosas ou dentárias, periodontite, sensibilidade aos componentes ou certas enfermidades. 

Uma boa dica é lembrar-se que o melhor clareamento indicado para você é, sem dúvida, o prescrito pelo seu dentista, depois de avaliar as suas características, particularidades, saúde bucal e rotina. 

Desta maneira, não se perde tempo ou investimento financeiro, e ainda se consegue alcançar os resultados desejados. 

————————-

Se você quer ter acesso às mais modernas técnicas e tecnologias em clareamento dental e estética do seu sorriso, a Crie Odontologia é sua opção. Somos um centro completo de cuidados com a boca, oferecendo desde atendimentos, exames, procedimentos e cirurgias.

Se você está no Distrito Federal ou Entorno, clique no link abaixo para agendar sua avaliação e buscar a melhor versão para seu sorriso!

Quero agendar minha avaliação na Crie

           

Posts Recomendados

Sapinho na boca: o que é, sintomas, causas e tratamentos!

Harmonização Orofacial: O que é e Principais Dúvidas

Facetas Dentárias: Vantagens e Desvantagens

Centro de profissionais especializados no seu bem-estar

atendimento@crieodontologia.com.br

ADF-CENTRO DE REABILITAÇÃO, IMPLANTE E ESTÉTICA BUCAL S/S LTDA - EPP

CNPJ: 06092065000190

Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte

Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte