Categorias: Cuidados Bucais, Todos
A cárie é o primeiro problema bucal que ouvimos falar. Porém, você sabe o que ela realmente é, quais os sintomas e como preveni-la? No artigo de hoje vamos abordar esse assunto que ainda causa muitas dúvidas na maioria das pessoas.
É importante você saber que a cárie começa com o açúcar, mas com uma boa higiene bucal e um ckeckup preventivo é possível evitá-la e ter dentes bonitos e uma boca totalmente saudável.
Quer aprender tudo sobre esse problema que afeta crianças e adultos? Então, preste muita atenção na leitura do nosso post!
A cárie dentária tem origem bacteriana. Ela é uma doença infecciosa transmissível que se caracteriza pela destruição localizada dos tecidos dentários. Esse problema bucal forma uma cavidade no dente e se não for tratado, progride e o destroi totalmente.
A cárie é multifatorial tendo como causas o alto consumo de açúcar, falta de flúor, má higienização dos dentes e fatores genéticos.
Considerada uma doença oportunista e crônica, as causas da cárie são multifatoriais e especialmente efetivada por alguns ácidos que são produzidos pelas bactérias que vivem na boca e pelos resíduos alimentares contidos na dieta.
A queda do pH causada por esses ácidos desgasta o esmalte dos dentes e transporta o cálcio e o fosfato para o meio ambiente bucal, retirando dos dentes e favorecendo o aparecimento das cáries.
Outro problema é quando não há boa higiene bucal. Quando os dentes não são escovados corretamente eles acumulam restos de alimentos que, junto com as bactérias, formam uma placa na qual o açúcar contido desses resíduos se transformam em ácidos corrosivos, originando assim as cáries.
A bactéria principal que causa as cáries é o Streptococcus mutans. Já a mistura dos ácidos que essas bactérias formam junto com os resíduos de comida e da saliva dão origem a placa bacteriana, uma substância que adere ao dente e, se não for removida, forma o tártaro, dando origem a cárie.
Os sintomas das cáries dentárias podem variar. Eles dependem da dimensão e da localização do problema. Se a cavidade dental está apenas no início, você pode até não sentir nenhum sintoma.
Porém, se o problema aumenta, sinais como dor de dente, sensibilidade, dor leve ou aguda ao comer ou beber, orifícios visíveis nos dentes, dor ao morder e até coloração escura em toda a superfície de um dente podem aparecer.
A consulta ao dentista deve ser feita pelo menos de seis em seis meses. Somente o profissional de saúde bucal poderá orientá-lo sobre a melhor forma de prevenção da cárie. Ele também deverá pedir um raios-X para saber se sua boca está saudável ou não.
O fio dental deve ser usado todos os dias na hora da higiene bucal. Uma dica é você preferir o fio dental encerado. Ele desliza melhor no dente, é mais fácil de remover a placa bacteriana e manter a gengiva saudável.
Os dentes devem ser escovados sempre que você fizer as principais refeições durante o dia. Escove-os após o café da manhã, o almoço e o jantar. Dessa maneira você remove o biofilme oral que contém as bactérias que causam a cárie.
Prefira alimentos que contém menos açúcar. Eles são um prato cheio para as bactérias bucais. Por isso, evite balas, bombons, chicletes e doces em geral. É importante lembrar que a prevenção começa desde criança. Portanto, caso você tenha filhos, não dê alimentos doces.
A água é importante para a saúde de todo o corpo. Ingira bastante água para aumentar a salivação. A saliva equilibra o pH da boca e é um enxaguante natural do organismo.
Uma das causas da cárie é o hábito de fumar. Aliás, ele também provoca problemas como a periodontia, uma doença séria que afeta a gengiva e abala os dentes. Para evitar esses problemas pare de fumar e mantenha a saúde da sua boca em dia!
Centro de profissionais especializados no seu bem-estar
Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte
Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte