Crie Odontologia

Bruxismo: riscos, causas e tratamentos

Categorias: ATM ou Articulação temporomandibular, Bucomaxilofacial, Ortodontia

É provável que você já tenha ouvido falar ou conheça alguém que sofra com bruxismo, já que, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a condição afeta cerca de 30% da população mundial. 

Podendo ter consequências negativas para a saúde em geral, essa desordem funcional pode ocorrer durante o sono ou mesmo com a pessoa acordada, o que recebe o nome de briquismo ou bruxismo em vigília. 

Abaixo, vamos te contar detalhes sobre o bruxismo, como seus riscos, causas e possíveis tratamentos. Continue a leitura!

.

Afinal, o que é o bruxismo?

O bruxismo é um distúrbio caracterizado pelo hábito involuntário de ranger, deslizar ou apertar os dentes, o que gera pressão sobre a arcada e tensão nos músculos responsáveis pela mastigação. 

Quando acontece durante o sono, recebe o nome de bruxismo noturno e, quando se está acordado, de briquismo ou bruxismo em vigília. 

Trata-se de uma condição que afeta pessoas de todas as idades, de crianças a adultos, e que pode ocorrer esporadicamente ou de forma crônica.

Os principais sintomas provocados pelo bruxismo são dores de cabeça, dor na mandíbula ou na região facial, cansaço ao acordar, sensibilidade, desgaste ou trincas nos dentes, entre outros sinais. 

.

Quais as causas do bruxismo?

As causas do bruxismo ainda não foram totalmente esclarecidas, mas sabe-se que existem diversos fatores hereditários, genéticos e psicológicos que podem estar envolvidos com a condição. Entre eles destacam-se:

  • 👉 Desalinhamento dentário, comprometendo o fechamento correto da boca e o encaixe dos dentes. 
  • 👉 Ansiedade e estresse;
  • 👉 Alguns tipos de medicamentos, como antidepressivos;
  • 👉 Doenças neurológicas ou psiquiátricas;
  • 👉 Alterações do sono;
  • 👉 Distúrbios dos movimentos, como doença de Parkinson;
  • 👉 Refluxo, já que diminui o pH do esôfago e aumenta a atividade mastigatória;
  • 👉 Histórico familiar.

.

Quais riscos o bruxismo traz?

O bruxismo pode trazer uma série de riscos para a saúde, além de afetar a qualidade de vida do paciente de forma significativa. Sendo assim, é muito importante o diagnóstico e a indicação do tratamento adequado. 

Para se ter uma ideia melhor dos riscos da condição, o bruxismo pode causar:

.

É importante destacar que a qualidade do sono também pode ser afetada, tanto para o indivíduo que sofre com a condição quanto para quem está próximo, devido ao ruído que é produzido ao ranger os dentes. 

Danos estéticos também são riscos do bruxismo, como diminuição do tamanho e desgaste irregular dos dentes.

Finalmente, também pode haver agravamento do estresse e da ansiedade, devido às suas consequências, como noites mal dormidas.

.

Quais as opções de tratamento

Até o momento não é possível dizer que exista uma cura para o bruxismo, mas o seu controle. Sendo assim, as opções de tratamento são diversas e é o diagnóstico realizado com profissional que vai determinar a melhor opção, de acordo com as características do paciente e gravidade da condição. 

Como algumas opções de tratamento para o bruxismo:

.

1. Placas de mordida 

As placas de mordida, também conhecidas como placas oclusais, são personalizadas e um dos tratamentos mais comuns para bruxismo. 

Elas devem ser usadas durante o sono, servindo como proteção para os dentes ao ocorrer o aperto excessivo. Além disso, as placas também ajudam no relaxamento dos músculos da mandíbula.

.

2. Terapias de relaxamento

Como o bruxismo pode ter estresse e ansiedade como causas, técnicas de relaxamento, como medicação, controle da respiração e terapia cognitivo-comportamental podem ajudar bastante, contribuindo para o relaxamento da mandíbula e diminuição dos episódios de ranger os dentes. 

.

3. Tratamento odontológico

É possível que, dependendo da causa do bruxismo, seja necessária a realização de tratamentos odontológicos específicos para correção de desalinhamento, ajuste da oclusão dental, próteses dentárias, entre outros. 

.

4. Medicamentos 

Em alguns casos, é possível a indicação de medicamentos para o controle do bruxismo, principalmente quando a condição está associada a fatores emocionais. Entre os medicamentos podem estar os relaxantes musculares, analgésicos, ansiolíticos, entre outros. 

.

5. Gerenciamento do estresse

Controlar e reduzir o estresse é algo bastante importante no tratamento do bruxismo, e as práticas para isso podem ser diversas, como exercícios físicos regulares, ter hobbies, como ler um livro, ouvir música, entre outros. 

.

6. Aplicação de injeção local de toxina botulínica 

Outra opção é a aplicação de injeção local de toxina botulínica, que muitas vezes consegue aliviar os sintomas do bruxismo. 

Neste tratamento, a substância é aplicada nos músculos da mandíbula afetados pelo bruxismo, bloqueando temporariamente os sinais nervosos que levam à contração deles e, consequentemente, ao bruxismo. 

É importante lembrar que apenas médicos e dentistas, devidamente habilitados, podem diagnosticar condições como o bruxismo, e indicar as melhores opções de tratamento. 

————————

Na Crie Odontologia, contamos com profissionais altamente capacitados e um ambiente equipado com tecnologia de ponta para te oferecer as melhores opções de tratamento. 

Se você está no Distrito Federal ou Entorno, clique no link abaixo para agendar sua avaliação e vir se cuidar conosco!

           

Posts Recomendados

Sapinho na boca: o que é, sintomas, causas e tratamentos!

Harmonização Orofacial: O que é e Principais Dúvidas

Facetas Dentárias: Vantagens e Desvantagens

Centro de profissionais especializados no seu bem-estar

atendimento@crieodontologia.com.br

ADF-CENTRO DE REABILITAÇÃO, IMPLANTE E ESTÉTICA BUCAL S/S LTDA - EPP

CNPJ: 06092065000190

Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte

Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte