Categorias: Cuidados Bucais, Tratamentos odontológicos
O abscesso dentário é uma infecção bacteriana, geralmente dolorosa, que requer atenção imediata, sendo indicado procurar por cuidados odontológicos logo nos primeiros sinais, já que pode levar a complicações graves, caso não seja tratada da maneira adequada.
Neste artigo, vamos te contar mais detalhes sobre essa condição, desde o que é, seus sintomas, causas e possíveis tratamentos.
Continue a leitura para entender um pouco mais e se proteger desse risco!
O abscesso dentário é uma infecção bacteriana que se caracteriza pelo acúmulo de pus ao redor do dente ou na ponta de sua raiz, causando geralmente dor e inchaço no local da lesão.
Quando a infecção se desenvolve, nosso sistema imunológico envia células de defesa para combater as bactérias invasoras, resultando em inflamação e acúmulo de pus no local.
É fundamental que se busque tratamento adequado o mais rápido possível, pois a condição pode levar a consequências como a disseminação da infecção para outras partes do corpo.
Esse tipo de infecção pode ocorrer por diferentes motivos, como cárie dentária não tratada, doença gengival avançada, trauma na região do dente ou obstrução do canal da raiz do dente.
Finalmente, alguns fatores podem aumentar o risco de abscesso dentário, como maus hábitos de higiene bucal, alimentação rica em açúcar, que pode causar cáries, e problemas de saúde não controlados, como diabetes, por exemplo.
>>> Você também pode gostar:
Como dito, a presença de pus ao redor do dente ou na ponte de sua raiz é como o abscesso dentário se apresenta, mas para identificar o problema e definir o diagnóstico, é indispensável a avaliação de um dentista o quanto antes.
Os principais sintomas desta condição são os seguintes:
Vale dizer que os sintomas do abscesso dentário podem variar de pessoa para pessoa e que, na maioria das vezes, os primeiros sinais acontecem de maneira sutil. Sendo assim, em casos tratados precocemente, tanto os danos quanto o tempo de recuperação são significativamente menores.
Para o diagnóstico de abscesso dentário e a indicação do tratamento adequado, é possível que o dentista faça o exame clínico, que inclui o teste de percussão, em que ele bate no dente afetado, além de solicitar exames de imagem, como radiografia ou tomografia computadorizada.
Além disso, podem ser solicitados exames laboratoriais para identificar o tipo de bactéria.
Já em relação ao tratamento, é válido destacar que pode variar de um paciente para outro, já que é necessário entender os sintomas e as particularidades da infecção de cada um.
De maneira geral, as recomendações de tratamento feitas pelos profissionais costumam envolver a drenagem do abscesso para eliminação do pus acumulado, prescrição de medicamentos orais e remoção do agente causador.
Além disso, para “salvar” o dente afetado, pode ser indicado um tratamento de canal e, caso isso não seja possível ou indicado, pode ser necessária a extração do dente e posterior reposição com implante.
——————————–
Como vimos, casos de abscesso dentário exigem uma pronta avaliação de um dentista, a fim de evitar maiores riscos.
Caso você (ou alguém próximo) esteja apresentando algum dos sintomas listados acima – ou qualquer sintoma dentário – procure a Crie Odontologia. Somos um centro odontológico completo, com toda a estrutura e equipe necessárias para qualquer que seja sua necessidade.
Se você está no Distrito Federal ou Entorno, clique no link abaixo e venha cuidar da saúde da sua boca conosco!
Centro de profissionais especializados no seu bem-estar
Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte
Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte