Categorias: ATM ou Articulação temporomandibular, Bucomaxilofacial
O CPAP – que pode ser traduzido em português como terapia com pressão positiva contínua nas vias aéreas – é um dispositivo médico usado no tratamento da apneia obstrutiva do sono, condição que se caracteriza pela interrupção temporária da respiração durante o sono, devido ao bloqueio total ou parcial das vias respiratórias.
Esse aparelho, composto por uma máquina e uma máscara nasal, bombeia ar a uma pressão constante para as vias aéreas do paciente, mantendo-as abertas e permitindo uma respiração sem interrupções.
Por mais que seja uma opção importante para esses pacientes, em alguns casos a adaptação pode ser difícil, por conta dos incômodos que ele pode provocar. Por isso, neste artigo vamos explicar que incômodos são esses e opções bem interessantes.
Acompanhe!
Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (DTM)
Cada paciente é único e o que pode funcionar bem para um pode não ser necessariamente o melhor tratamento para outro, não é mesmo? O CPAP, embora seja uma das soluções para a apneia obstrutiva do sono, pode gerar diversos incômodos e desconfortos para alguns pacientes, como:
Irritação e vermelhidão são alguns efeitos colaterais do uso do CPAP e acontecem devido ao atrito e pressão exercida pela máscara facial sobre a pele. Já as tiras elásticas, que prendem a máscara à cabeça, podem deixar marcas faciais temporárias e causar irritação na pele.
Para algumas pessoas, qualquer objeto ou situação que passe a sensação de estar preso pode gerar um incômodo importante; a sensação de claustrofobia.
Isso também pode ocorrer devido ao uso do CPAP, já que o rosto e a cabeça ficam cobertos pela máscara, gerando desconforto e ansiedade em algumas pessoas.
Devido ao vazamento de ar, que pode acontecer no CPAP, é possível que ele gere ruídos incômodos e que reduzem de forma significativa a eficácia do tratamento e a qualidade do sono.
O CPAP também pode causar quadro de nariz entupido em algumas pessoas por diversos motivos, como ressecamento nasal e ajuste inadequado da pressão ou da máscara.
Para trazer o benefício desejado, é necessário que a pressão do ar expelido pelo equipamento seja perfeitamente ajustada.
A pressão excessiva pode acontecer principalmente pela configuração inadequada do aparelho, o que pode gerar dificuldade de respirar, desconfortos, irritação nas vias aéreas, boca seca e, como consequência, noites mal dormidas.
Alguns pacientes podem enfrentar dificuldade de adaptação ao uso do CPAP e levar algum tempo para se acostumar com o aparelho e com a sensação de usá-lo durante o sono. Há, ainda, pessoas que não conseguem se adaptar a este tratamento específico.
Veja também – Queixo muito pequeno: o que é possível fazer?
A boa notícia é que existem alternativas bastante eficientes ao uso do CPAP nasal para o tratamento da apneia obstrutiva do sono, o que significa ainda mais chances de se encontrar um tratamento que seja o melhor para cada paciente.
Antes de falarmos de tratamentos, algumas mudanças na rotina já podem trazer benefícios, especialmente para os quadros mais leves, como:
👉Reduzir (ou mesmo evitar) o consumo de bebidas alcoólicas: o álcool age relaxando os músculos da garganta, o que facilita a obstrução das vias aéreas durante o sono.
👉Não usar sedativos para dormir: pela dificuldade provocada pela apneia do sono, algumas pessoas optam por usar medicamentos sedativos para conseguir dormir melhor. Essas medicações, no entanto, também podem relaxar os músculos da garganta e prejudicar a respiração. O ideal é buscar ajuda profissional para contornar o problema de outras formas.
👉Perder peso: o excesso de peso aumenta a pressão sobre as vias aéreas superiores. Assim, é recomendado buscar perder peso.
👉Mudar a posição de dormir: dormir de lado, com a cabeceira levantada e usando travesseiro adequado ajuda a manter as vias aéreas abertas e reduzir a probabilidade de obstrução durante o sono.
👉Não fumar: o cigarro agrava os sintomas da apneia do sono, já que causa inflamação e estreitamento das vias aéreas. Parar de fumar pode contribuir para melhorar os quadros de apneia do sono.
Quando essas alternativas não são suficientes para resolver o problema, uma opção que tem se mostrado bastante efetiva para muitos pacientes é a cirurgia ortognática, juntamente com o uso de aparelho ortodôntico. Isso mesmo: a solução pode estar no consultório do dentista!
A combinação das duas abordagens tem apresentado resultados muito interessantes e pode eliminar a necessidade do CPAP, já que a cirurgia tem o objetivo de corrigir os problemas de crescimento dos ossos da face e da mandíbula.
É muito importante lembrar que a escolha do tratamento adequado deve ser feito por um profissional especializado, sendo necessária a avaliação de diversos fatores de cada paciente, como a gravidade da apneia obstrutiva, assim como preferências pessoais, doenças associadas, histórico médico, tolerância aos diversos tipos de tratamento, entre outros.
————————–
Caso você queira conhecer melhor essa alternativa efetiva e que pode te ajudar a se livrar do CPAP nasal, conte com a Crie Odontologia!
Somos um centro odontológico completo e contamos com uma estrutura moderna, as tecnologias mais atuais e um time de profissionais experientes e atenciosos.
Se você está no Distrito Federal ou Entorno, clique no link abaixo para agendar sua avaliação e vir cuidar da sua saúde conosco!
Centro de profissionais especializados no seu bem-estar
Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte
Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte