Categorias: Cuidados Bucais
A raiz do dente exposta pode causar dores durante a escovação ou ao consumir alimentos quentes, frios, além de dentes que parecem maiores.
Mas afinal, o que isso realmente quer dizer? Será que é preciso ir correndo para o dentista? Vamos chegar lá!
A primeira informação que você precisa saber é que a exposição das raízes dentárias é uma condição odontológica na qual a parte mais sensível do dente fica exposta. Exatamente por isso, ocorre dor, hipersensibilidade e, em casos mais sérios, fraturas no dente.
Mas como saber se você está sofrendo com a exposição das raízes dentárias? Quais são as principais causas e opções de tratamento? Acompanhe o artigo para descobrir!
Assim como as plantas se fixam ao solo por meio de raízes, os dentes se fixam ao osso maxilar por meio das raízes dentárias.
A função das raízes dentárias vai muito além de apenas garantir a fixação dos dentes no maxilar. Elas também são responsáveis pelo suprimento de sangue que os mantém saudáveis.
Compondo cerca de 60% do tamanho total do dente, uma raiz dentária saudável fica completamente escondida e protegida pela gengiva. Apesar de se assemelhar muito à coroa (parte superior do dente), ela costuma ser mais alongada e sua composição é ligeiramente diferente.
Enquanto a coroa do dente é composta por três camadas: esmalte, dentina e polpa, a raiz dentária é composta pelas mesmas camadas internas, mas apresenta uma substância chamada cemento, como revestimento externo.
Ainda que o esmalte e o cemento apresentem funções parecidas (os dois estão ali com o intuito de proteger as partes internas, nervosas e vascularizadas), o segundo é consideravelmente mais frágil e se desgasta mais rapidamente quando exposto aos traumas da escovação e rotinas naturais de alimentação.
O resultado disso é a exposição cada vez maior da dentina, camada composta por túbulos dentinários nervosos, responsáveis pelas sensações nos dentes.
Por meio da dentina somos capazes de controlar a nossa mastigação e avaliar se determinado alimento está muito quente, frio ou mesmo se é duro demais para ser mastigado.
É por conta disso que quando escovamos os dentes ou comemos alimentos ácidos, frios ou quentes com a raiz dentária exposta, essas sensações ficam mais acentuadas, resultando em dor e desconforto.
A exposição das raízes dentárias, contudo, não é a única causa por trás da hipersensibilidade dentinária. Afinal, esse problema também pode ocorrer com o desgaste do esmalte presente nas coroas dos dentes!
Leia mais sobre a hipersensibilidade dentinária causada pelo desgaste do esmalte dentário!
São muitas as causas por trás da exposição das raízes dentárias. Uma das mais comumente associadas a esse diagnóstico é a retração gengival.
Além disso, essa condição odontológica também pode ser ocasionada por traumas na boca, cáries, mau alinhamento dos dentes, complicações em cirurgias orais e até mesmo fatores genéticos. Saiba mais detalhes sobre as principais causas abaixo!
Como o nome sugere, esse quadro se caracteriza pela diminuição da porção de gengiva que recobre os dentes, quase como se ela “encolhesse” em direção ao osso maxilar. O resultado disso são dentes de aspecto cada vez mais alongado e a ocasional exposição das raízes dentárias.
A retração gengival é um problema relativamente comum, de acordo com pesquisas. Estima-se que 1 em cada 3 pessoas com mais de 30 anos apresente esse problema em pelo menos dois dentes.
A retração gengival pode ser causada por inflamação gengival (gengivite e periodontite), bruxismo, traumas na boca, tabagismo, escovação com força exagerada e fatores genéticos.
Apesar de não ser uma condição perigosa em si, a retração gengival precisa ser acompanhada de perto para que se compreenda suas causas e impeça o quadro de se tornar agudo e perigoso para o paciente.
Leia também:
Entenda mais sobre sua gengiva e os cuidados para mantê-la saudável
A cárie é uma doença odontológica caracterizada pela ação contínua e corrosiva dos ácidos produzidos por bactérias acumuladas na superfície do dente.
Com o passar do tempo, essa corrosão pode ser severa ao ponto de atingir as raízes dentárias, deixando-as expostas. Cáries são provocadas especialmente por hábitos inadequados de higienização bucal.
A depender da força do impacto ou acidente, traumas podem deslocar os dentes na gengiva, deixando as raízes dentárias expostas, o que pode ocasionar fraturas ou até mesmo a perda de dentes.
Quando os dentes estão mal posicionados na boca, podem acabar se movendo de maneiras indesejadas, o que promove deslocamentos e expõe as raízes.
Além disso, quando estão muito próximos, também podem dificultar a higienização, aumentando a chance de cáries e inflamações gengivais, que também são possíveis causas para a exposição das raízes dentárias.
Dentre os principais sintomas da exposição de raízes dentárias, podemos citar:
Apesar de não ser algo grave, a exposição das raízes dentárias deve ser tratada o mais rapidamente possível. Veja os principais tratamentos para resolver ou amenizar o problema!
A cirurgia plástica gengival consiste em um processo de reconstrução da gengiva. O princípio por trás dele consiste no deslocamento e reposicionamento da gengiva, cobrindo as raízes expostas.
Em alguns casos pode ser necessária também a realização de um enxerto de tecido na gengiva, geralmente retirado da área do palato (céu da boca) do paciente.
Quando a exposição das raízes dentárias é ocasionada pelo posicionamento incorreto dos dentes, a utilização de aparelho poderá ser de grande ajuda. Com os dentes reposicionados, a tendência é que a gengiva saudável envolva-os da maneira correta, protegendo as raízes.
Leia também: Aparelho ortodôntico na vida adulta
Nessa técnica, a resina é utilizada como uma capa de proteção adicional para as raízes dentárias. Além de oferecer proteção, esse método também diminui os sintomas do problema.
Leia mais: Crie o sorriso perfeito com restaurações estéticas de resina
Em casos mais simples, a exposição de raízes dos dentes pode ser suavizada com a adoção de métodos de higienização corretos. Afinal, em muitos casos, está associada à retração gengival. Deixar de fumar também pode ser uma ajuda e tanto para a sua saúde odontológica e geral.
Leia mais:
Técnicas corretas de escovação
Ao longo do artigo, você descobriu o que são raízes dentárias expostas, quais são as suas causas e sintomas. Também foi possível perceber que se trata de um problema sério, capaz de afetar toda a estruturação dos seus dentes.
Pois é! Em casos mais graves, a exposição de raízes dentárias pode até mesmo resultar na perda de dentes. Não deixe que isso aconteça!
A melhor maneira de enfrentar esse e qualquer outro problema odontológico, é contar com um atendimento especializado e de qualidade. Na CRIE, você encontra tudo isso!
Caso tenha se identificado com os sintomas listados ou queira ficar em dia com suas consultas de check-up odontológico, agende sua consulta com um de nossos especialistas e venha cuidar da sua saúde bucal!
Centro de profissionais especializados no seu bem-estar
Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte
Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte