Crie Odontologia

Raiz do Dente Exposta: Causas, Sintomas e Tratamento

Categorias: Cuidados Bucais

A raiz do dente exposta pode causar dores durante a escovação ou ao consumir alimentos quentes, frios, além de dentes que parecem maiores.

Mas afinal, o que isso realmente quer dizer? Será que é preciso ir correndo para o dentista? Vamos chegar lá! 

A primeira informação que você precisa saber é que a exposição das raízes dentárias é uma condição odontológica na qual a parte mais sensível do dente fica exposta. Exatamente por isso, ocorre dor, hipersensibilidade e, em casos mais sérios, fraturas no dente. 

Mas como saber se você está sofrendo com a exposição das raízes dentárias? Quais são as principais causas e opções de tratamento? Acompanhe o artigo para descobrir! 

O que são raízes dentárias?

Assim como as plantas se fixam ao solo por meio de raízes, os dentes se fixam ao osso maxilar por meio das raízes dentárias. 

A função das raízes dentárias vai muito além de apenas garantir a fixação dos dentes no maxilar. Elas também são responsáveis pelo suprimento de sangue que os mantém saudáveis. 

Compondo cerca de 60% do tamanho total do dente, uma raiz dentária saudável fica completamente escondida e protegida pela gengiva. Apesar de se assemelhar muito à coroa (parte superior do dente), ela costuma ser mais alongada e sua composição é ligeiramente diferente. 

Compreendendo a anatomia das raízes dentárias 

Enquanto a coroa do dente é composta por três camadas: esmalte, dentina e polpa, a raiz dentária é composta pelas mesmas camadas internas, mas apresenta uma substância chamada cemento, como revestimento externo. 

Ainda que o esmalte e o cemento apresentem funções parecidas (os dois estão ali com o intuito de proteger as partes internas, nervosas e vascularizadas), o segundo é consideravelmente mais frágil e se desgasta mais rapidamente quando exposto aos traumas da escovação e rotinas naturais de alimentação. 

O resultado disso é a exposição cada vez maior da dentina, camada composta por túbulos dentinários nervosos, responsáveis pelas sensações nos dentes. 

Por meio da dentina somos capazes de controlar a nossa mastigação e avaliar se determinado alimento está muito quente, frio ou mesmo se é duro demais para ser mastigado. 

É por conta disso que quando escovamos os dentes ou comemos alimentos ácidos, frios ou quentes com a raiz dentária exposta, essas sensações ficam mais acentuadas, resultando em dor e desconforto. 

A exposição das raízes dentárias, contudo, não é a única causa por trás da hipersensibilidade dentinária. Afinal, esse problema também pode ocorrer com o desgaste do esmalte presente nas coroas dos dentes! 

Leia mais sobre a hipersensibilidade dentinária causada pelo desgaste do esmalte dentário! 

Quais são as causas da exposição de raízes dentárias

São muitas as causas por trás da exposição das raízes dentárias. Uma das mais comumente associadas a esse diagnóstico é a retração gengival. 

Além disso, essa condição odontológica também pode ser ocasionada por traumas na boca, cáries, mau alinhamento dos dentes, complicações em cirurgias orais e até mesmo fatores genéticos. Saiba mais detalhes sobre as principais causas abaixo! 

1. Retração gengival

Como o nome sugere, esse quadro se caracteriza pela diminuição da porção de gengiva que recobre os dentes, quase como se ela “encolhesse” em direção ao osso maxilar. O resultado disso são dentes de aspecto cada vez mais alongado e a ocasional exposição das raízes dentárias.

A retração gengival é um problema relativamente comum, de acordo com pesquisas. Estima-se que 1 em cada 3 pessoas com mais de 30 anos apresente esse problema em pelo menos dois dentes. 

A retração gengival pode ser causada por inflamação gengival (gengivite e periodontite), bruxismo, traumas na boca, tabagismo, escovação com força exagerada e fatores genéticos. 

Apesar de não ser uma condição perigosa em si, a retração gengival precisa ser acompanhada de perto para que se compreenda suas causas e impeça o quadro de se tornar agudo e perigoso para o paciente. 

Leia também: 

Entenda mais sobre sua gengiva e os cuidados para mantê-la saudável

2. Cárie

A cárie é uma doença odontológica caracterizada pela ação contínua e corrosiva dos ácidos produzidos por bactérias acumuladas na superfície do dente.

Com o passar do tempo, essa corrosão pode ser severa ao ponto de atingir as raízes dentárias, deixando-as expostas. Cáries são provocadas especialmente por hábitos inadequados de higienização bucal. 

3. Acidentes 

A depender da força do impacto ou acidente, traumas podem deslocar os dentes na gengiva, deixando as raízes dentárias expostas, o que pode ocasionar fraturas ou até mesmo a perda de dentes. 

4. Mau posicionamento dos dentes 

Quando os dentes estão mal posicionados na boca, podem acabar se movendo de maneiras indesejadas, o que promove deslocamentos e expõe as raízes. 

Além disso, quando estão muito próximos, também podem dificultar a higienização, aumentando a chance de cáries e inflamações gengivais, que também são possíveis causas para a exposição das raízes dentárias. 

Sintomas da raiz do dente exposta

Dentre os principais sintomas da exposição de raízes dentárias, podemos citar: 

  • Fortes dores ao escovar os dentes.
  • Hipersensibilidade dentária ao consumir alimentos muito frios, quentes ou ácidos.
  • Dentes aparentemente maiores.
  • Diferenças significativas no tecido gengival entre os dentes.
  • Sangramento, vermelhidão e inchaço nas gengivas.

Como tratar a exposição de raízes dentárias

Apesar de não ser algo grave, a exposição das raízes dentárias deve ser tratada o mais rapidamente possível. Veja os principais tratamentos para resolver ou amenizar o problema! 

Cirurgia plástica gengival 

A cirurgia plástica gengival consiste em um processo de reconstrução da gengiva. O princípio por trás dele consiste no deslocamento e reposicionamento da gengiva, cobrindo as raízes expostas. 

Em alguns casos pode ser necessária também a realização de um enxerto de tecido na gengiva, geralmente retirado da área do palato (céu da boca) do paciente. 

Tratamento ortodôntico

 

Quando a exposição das raízes dentárias é ocasionada pelo posicionamento incorreto dos dentes, a utilização de aparelho poderá ser de grande ajuda. Com os dentes reposicionados, a tendência é que a gengiva saudável envolva-os da maneira correta, protegendo as raízes. 

Leia também: Aparelho ortodôntico na vida adulta

Restauração com resina 

Nessa técnica, a resina é utilizada como uma capa de proteção adicional para as raízes dentárias. Além de oferecer proteção, esse método também diminui os sintomas do problema. 

Leia mais: Crie o sorriso perfeito com restaurações estéticas de resina

Mudanças de hábitos 

Em casos mais simples, a exposição de raízes dos dentes pode ser suavizada com a adoção de métodos de higienização corretos. Afinal, em muitos casos, está associada à retração gengival. Deixar de fumar também pode ser uma ajuda e tanto para a sua saúde odontológica e geral. 

Leia mais: 

Técnicas corretas de escovação

12 dicas para parar de fumar

Não sofra mais com raízes dentárias expostas: conte com a CRIE Odontologia! 

Ao longo do artigo, você descobriu o que são raízes dentárias expostas, quais são as suas causas e sintomas. Também foi possível perceber que se trata de um problema sério, capaz de afetar toda a estruturação dos seus dentes. 

Pois é! Em casos mais graves, a exposição de raízes dentárias pode até mesmo resultar na perda de dentes. Não deixe que isso aconteça! 

A melhor maneira de enfrentar esse e qualquer outro problema odontológico, é contar com um atendimento especializado e de qualidade. Na CRIE, você encontra tudo isso! 

Caso tenha se identificado com os sintomas listados ou queira ficar em dia com suas consultas de check-up odontológico, agende sua consulta com um de nossos especialistas e venha cuidar da sua saúde bucal!

           

Posts Recomendados

Sapinho na boca: o que é, sintomas, causas e tratamentos!

Harmonização Orofacial: O que é e Principais Dúvidas

Facetas Dentárias: Vantagens e Desvantagens

Centro de profissionais especializados no seu bem-estar

atendimento@crieodontologia.com.br

ADF-CENTRO DE REABILITAÇÃO, IMPLANTE E ESTÉTICA BUCAL S/S LTDA - EPP

CNPJ: 06092065000190

Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte

Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte