É um procedimento realizado com o objetivo de reparar algum dano sofrido pelos dentes. Esses danos podem ser decorrentes de cáries, desgastes ou fraturas. Atualmente, os materiais utilizados, especialmente as resinas, têm aparência muito semelhante ao dente natural, ficando praticamente imperceptível ao olho humano e deixando seu sorriso muito mais bonito.
Primeiro, a parte danificada do dente é removida e uma cavidade é formada. Essa cavidade é limpa e qualquer bactéria, sujeira ou impureza é completamente removida. Agora, o dente está pronto para ser selado e receber o material da restauração.
A mistura de materiais é colocada na cavidade e vai endurecer e se fixar no dente. Por fim, o local é polido e qualquer excesso de material é removido. As restaurações podem ser feitas de ouro, porcelana, amálgama (mistura de prata e outros metais) ou resina. Atualmente, as restaurações estéticas de resina são bastante indicadas. Vale dizer, ainda, que a resina não é o material mais indicado para áreas grandes. Nesses casos, a porcelana pode ser mais eficiente.
Uma das grandes vantagens de utilizar a resina para as restaurações estéticas está no aspecto extremamente natural desse material. Você terá um material praticamente imperceptível, com mesma tonalidade dos seus dentes. Ao contrário das tradicionais restaurações metálicas que têm um aspecto artificial e ficam visíveis. Como falamos, com a resina, o seu sorriso perfeito é possível.
Outra vantagem é que as restaurações estéticas de resina têm um bom custo-benefício para o paciente.
As restaurações têm uma função estética, mas não se restringem a isso. Elas também ajudam a evitar a deterioração de dentes afetados por cáries ou desgaste. Portanto, além de ficar com o sorriso perfeito e melhorar a autoestima, as restaurações estéticas de resina também ajudam a manter a saúde da sua boca.
Nenhuma restauração dura para sempre e você precisará retornar ao dentista para fazer a manutenção no procedimento. No entanto, as restaurações estéticas de resina têm durabilidade igual ou superior aos demais materiais e mantêm sua qualidade por anos.
Não se esqueça de fazer a sua parte e adotar diariamente hábitos de higiene e cuidado com os dentes. Para manter o sorriso perfeito, é preciso fazer a correta higienização dos dentes, utilizar fio dental, não usar enxaguante bucal com álcool e evitar maus hábitos, como o uso do dente para roer unhas ou quebrar alimentos muito duros, ossos etc.
Antes de mais nada, você precisa contar com um profissional de confiança. O sorriso perfeito começa com um dentista capacitado e uma clínica que realmente se preocupe com seu bem-estar e sua qualidade de vida.
Centro de profissionais especializados no seu bem-estar
Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte
Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte