Crie Odontologia

Cuidados com o clareamento dental: o que pode e o que não pode após o procedimento?

Categorias: Dicas de Saúde, Estética, Todos

Para manter o efeito do tratamento por mais tempo, cabe aos pacientes saber o que pode ser feito e o que deve ser evitado. E é este o grande objetivo deste artigo: apresentar para você como tomar os devidos cuidados com o clareamento dental e valorizar a beleza natural do seu sorriso por um longo período. Confira!

Já explicamos aqui sobre o tratamento de clareamento dental “Clarear ou não clarear: eis a questão”. Para aqueles que apostam no clareamento dental como alternativa para recuperar o sorriso branco é hora de falarmos o que pode e o que deve ser evitado para prolongar o efeito branquinho.

Os cuidados com o clareamento dental em relação à alimentação

É comum que as pessoas saiam de procedimentos estéticos dentários, como o clareamento, e não saibam como proceder com os hábitos de alimentação. Com as informações abaixo, tudo vai ser esclarecido rapidamente:

  • O que pode

Os alimentos do dia a dia, como o brasileiríssimo arroz e feijão, as saladas, legumes e carnes estão liberados. O consumo de frutas também permanece indicado — com exceção das cítricas, que não prejudicam o efeito do clareamento, mas podem gerar desconforto no paciente por conta da sensibilidade nos dentes pós-procedimento.

  • O que não pode

Bebidas coloridas artificialmente, como refrigerantes, e até mesmo o café e o vinho são contraindicados e estão entre os grandes cuidados com o clareamento dental porque podem manchar os dentes. Uma dica para quem não consegue fugir dessas bebidas no cotidiano: use um canudo, pois ele evita que o líquido passe pelos dentes no processo.

Alimentos pigmentados também devem ser evitados, e não apenas os artificiais. O tomate e a cenoura, por exemplo, conta com um pigmento natural, mas que podem gerar alterações na cor do seu clareamento dental.

Os cuidados com o clareamento dental em relação à higiene bucal

Além da alimentação, o ritual de higienização bucal também acrescenta algumas dúvidas na cabeça das pessoas. Abaixo, você confere os principais cuidados com o clareamento dental durante esse processo.

  • O que pode

A escovação e o uso do fio dental podem ser realizados normalmente, não impactando em nada a vida do paciente durante ou após a realização do clareamento.

  • O que não pode

Atenção, apenas, ao uso de pastas de dente com corantes, pois é um momento em que os dentes estão mais frágeis ao surgimento de manchas. Além disso, os enxaguantes bucais coloridos devem ser evitados.

Por fim, uma dica importante: em vez de escovar os dentes logo após alimentar-se, opte por um simples bochecho com água. Principalmente, após o consumo de algum alimento ácido ou as bebidas citadas anteriormente. É recomendável que a escovação seja feita somente 30 minutos após a refeição.

Dicas para prolongar o efeito branco do clareamento dental

Abaixo, reunimos algumas dicas fundamentais para ajudar no prolongamento dos efeitos do clareamento:

  • Evite o uso de batons em tons muito vívidos, pois eles podem manchar os dentes ao longo do tratamento;
  • Mantenha regularmente as visitas ao dentista para saber se o clareamento necessita de retoques;
  • Não relaxe com os cuidados de higienização bucal, pois o acúmulo de placa bacteriana pode ser um grande problema para manter o efeito.

Viu como os cuidados com o clareamento dental podem ser mantidos sem interferir em sua rotina? Tenha em mente também que as visitas ao dentista são recomendáveis independentemente de você ter feito um clareamento ou não. Por isso, caso já esteja na hora de se consultar com um especialista, entre em contato conosco e agende um horário o quanto antes!

           

Posts Recomendados

Sapinho na boca: o que é, sintomas, causas e tratamentos!

Harmonização Orofacial: O que é e Principais Dúvidas

Facetas Dentárias: Vantagens e Desvantagens

Centro de profissionais especializados no seu bem-estar

atendimento@crieodontologia.com.br

ADF-CENTRO DE REABILITAÇÃO, IMPLANTE E ESTÉTICA BUCAL S/S LTDA - EPP

CNPJ: 06092065000190

Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte

Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte