Categorias: Dicas de Saúde, Estética, Todos
Já explicamos aqui sobre o tratamento de clareamento dental “Clarear ou não clarear: eis a questão”. Para aqueles que apostam no clareamento dental como alternativa para recuperar o sorriso branco é hora de falarmos o que pode e o que deve ser evitado para prolongar o efeito branquinho.
É comum que as pessoas saiam de procedimentos estéticos dentários, como o clareamento, e não saibam como proceder com os hábitos de alimentação. Com as informações abaixo, tudo vai ser esclarecido rapidamente:
Os alimentos do dia a dia, como o brasileiríssimo arroz e feijão, as saladas, legumes e carnes estão liberados. O consumo de frutas também permanece indicado — com exceção das cítricas, que não prejudicam o efeito do clareamento, mas podem gerar desconforto no paciente por conta da sensibilidade nos dentes pós-procedimento.
Bebidas coloridas artificialmente, como refrigerantes, e até mesmo o café e o vinho são contraindicados e estão entre os grandes cuidados com o clareamento dental porque podem manchar os dentes. Uma dica para quem não consegue fugir dessas bebidas no cotidiano: use um canudo, pois ele evita que o líquido passe pelos dentes no processo.
Alimentos pigmentados também devem ser evitados, e não apenas os artificiais. O tomate e a cenoura, por exemplo, conta com um pigmento natural, mas que podem gerar alterações na cor do seu clareamento dental.
Além da alimentação, o ritual de higienização bucal também acrescenta algumas dúvidas na cabeça das pessoas. Abaixo, você confere os principais cuidados com o clareamento dental durante esse processo.
A escovação e o uso do fio dental podem ser realizados normalmente, não impactando em nada a vida do paciente durante ou após a realização do clareamento.
Atenção, apenas, ao uso de pastas de dente com corantes, pois é um momento em que os dentes estão mais frágeis ao surgimento de manchas. Além disso, os enxaguantes bucais coloridos devem ser evitados.
Por fim, uma dica importante: em vez de escovar os dentes logo após alimentar-se, opte por um simples bochecho com água. Principalmente, após o consumo de algum alimento ácido ou as bebidas citadas anteriormente. É recomendável que a escovação seja feita somente 30 minutos após a refeição.
Abaixo, reunimos algumas dicas fundamentais para ajudar no prolongamento dos efeitos do clareamento:
Centro de profissionais especializados no seu bem-estar
Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte
Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte