Categorias: Dicas de Saúde, Todos
O coração e a boca são partes do corpo, que embora pareçam distantes e nem um pouco interligadas, têm em comum a corrente sanguínea que percorre todo o corpo. Dessa maneira, a saúde de um impacta a manutenção da qualidade de vida do outro. Ao longo desse post, nós vamos explicar a relação entre eles, além de dicas para prevenir-se contra eventuais complicações. Confira!
Existem diversos estudos que relacionam ambos — como este, disponível para consulta no WebMD —, e a realidade é justamente esta: doenças periodontais são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças do coração.
Em especial, para o surgimento de ocorrências na região arterial coronariana, além de complicações com os vasos sanguíneos e as artérias. O motivo para isso é facilmente explicado: uma vez que o sangue percorre o corpo todo, bombeado pelo coração, existe a possibilidade de que alguns resquícios celulares de bactérias causem inflamações nos vasos sanguíneos e criem pré-disposições para doenças do coração.
Podemos associar que pacientes com tendência para problemas com a saúde bucal — caso da gengivite, por exemplo — possuem um fator de risco mais elevado. O mesmo podemos dizer de pessoas com alguma doença periodontal em estágio avançado.
Com isso, é nítida a importância em manter a saúde bucal para evitar quaisquer situações de doenças do coração. Por serem influenciadores diretos de uma higienização precária, os cuidados diários com a saúde dos dentes são determinantes.
A saúde bucal é reativa e oferece uma ampla variedade de sinais e sintomas quando a situação não está adequada para a sua manutenção. Por isso, certifique-se de avaliar se:
Vale adiantar também que a falta do ritual diário de higienização dentária pode oferecer uma série de riscos. A placa bacteriana, por exemplo, possui bactérias que viajam pela corrente sanguínea e aumentam consideravelmente o nível de proteína C reativa. Esse é um grande indício de inflamação nos vasos sanguíneos, o que pode acarretar em um risco elevado de doenças do coração.
A escolha de uma boa escova de dentes é o passo inicial para a manutenção de sua saúde. Em seguida, faça do fio dental uma prática diária também em sua higienização bucal — o uso de enxaguantes deve vir após uma recomendação do dentista.
Mas você pode ter uma participação ainda mais ativa, como:
Viu como são alternativas que contribuem com a manutenção de sua qualidade de vida, com a saúde de sua gengiva e dentes e, ainda, evitam o surgimento de doenças do coração potencialmente perigosas?
Que tal começar agora mesmo a cuidar melhor de sua saúde dentária? Para isso, convidamos você a entrar em contato conosco e agendar uma consulta com um de nossos profissionais especializados!
Centro de profissionais especializados no seu bem-estar
Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte
Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte