Categorias: Cuidados Bucais, Todos
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 1% da população mundial. Apesar de pouco conhecida a enfermidade é considerada comum no Brasil, mas a falta de informação e dificuldade para diagnosticar o problema diminuem a procura por especialistas e, consequentemente, as chances de melhora da qualidade de vida dos celíacos.
Segundo a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil, mais de um milhão de brasileiros têm a doença e não sabem. E você? Sabe o que é a doença celíaca? E como ela pode afetar a saúde bucal das pessoas?
Para esclarecer essas dúvidas resolvemos explicar, no artigo de hoje, qual a relação entre doença celíaca e saúde bucal. Acompanhe:
A doença celíaca é uma reação defensiva do organismo à ingestão do glúten. Quando pessoas com a doença ingerem alimentos que contêm glúten é criada uma reação tóxica que causa danos ao intestino delgado e não permite que o alimento seja adequadamente absorvido, de acordo com a Fundação de Doença Celíaca.
A reação acontece por causa da não digestão de partículas de glúten, as quais conseguem ultrapassar a parede intestinal. Assim, é provocada uma reação imunológica que acaba agredindo a camada superficial do intestino delgado, o que gera uma inflamação.
A doença celíaca pode aparecer em qualquer etapa da vida de uma pessoa. Nos adultos, a doença pode ser deflagrada pela primeira vez após uma cirurgia, infecção viral, estresse emocional severo, gravidez ou parto. O problema não tem cura e o único tratamento é evitar a ingestão do glúten.
Entre os sintomas mais comuns da doença celíaca podemos citar:
Além disso, a doença celíaca pode causar dor óssea, formigamento nos pés e mãos e infertilidade. A doença autoimune também pode afetar a saúde bucal, como explicaremos abaixo:
O surgimento de qualquer sintoma que a doença celíaca possa causar deve ser motivo para uma consulta a um médico ou dentista. Veja o que a doença celíaca pode causar na saúde bucal dos celíacos:
A sensação constante de que a boca está seca pode ser um sintoma associada à doença celíaca. A baixa produção de saliva dificulta a fala e a deglutição, além de proteger os dentes de bactérios nocivas. A boca seca pode ser tratada com hidratação constante, enxaguantes bucais e estimulantes mastigatórios.
O desenvolvimento de aftas pode dificultar a fala e a deglutição. As aftas somem sozinhas, mas podem reaparecer. O desconforto causado por elas pode ser diminuído através da consulta a um dentista, que prescreverá enxaguantes bucais ou anestésicos tópicos ao paciente.
As falhas no esmalte dentário causados pelo problema com o glúten não têm cura. Logo, essas imperfeições não vão desaparecer mesmo que a pessoa celíaca elimine o glúten da dieta. A solução para essa condição serão os adesivos dentais, também prescritos pelos dentistas.
Centro de profissionais especializados no seu bem-estar
Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte
Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte