Categorias: Cuidados Bucais, Todos
O bruxismo é um problema caracterizado pelo ato de ranger ou apertar os dentes durante o sono ou até mesmo, durante o dia. Esse ato de ranger os dentes pode trazer consequências ruins para o corpo como desgaste dentário de dores musculares ou nas articulações.
O bruxismo atinge tanto crianças quanto adultos, mas é mais comum entre as mulheres do que entre os homens.
Quem sofre com esse mal deve procurar ajuda profissional para que seja feito o diagnóstico correto, caso contrário, o problema pode se agravar.
No post de hoje, vamos falar sobre as causas, tratamentos e como você pode identificar se sofre de bruxismo. Confira!
Existem vários fatores que levam as pessoas a ranger os dentes, que podem ser tanto físicos como emocionais como o estresse. Aliás, o estresse é o principal vilão do bruxismo, mas, fatores hereditários, problemas no sono e disfunções no sistema nervoso também podem desencadear o problema.
Outra causa são problemas de oclusão. Quando os dentes não se encaixam de forma correta, pode haver uma força maior em determinado dente, causando falhas na estrutura mastigatória.
Muitas vezes, o bruxismo é um hábito inconsciente e passa despercebido, pois na maioria dos casos, o problema se manifesta durante o sono. No entanto, quem sofre com este mal tem constantes dores de cabeça, inchaços ocasionais na mandíbula, distúrbios na articulação mandibular, dores no pescoço e nos músculos da face, estalos ao abrir e fechar a boca, dor e zumbido no ouvido, além de alterações no sono.
O bruxismo ainda causa desgaste nos dentes ou pode deixá-los moles, além de causar perda óssea. Contudo, apesar dos transtornos causados pelo bruxismo, ele não se trata de nenhuma maldição e tem tratamento.
O bruxismo geralmente é diagnosticado por meio de uma conversa do dentista com o paciente ou com as pessoas que convivem com ele. Muitas vezes, o reconhecimento do problema só é feito quando os dentes estão desgastados ou há perda óssea.
Antes de começar o tratamento para o bruxismo, o dentista precisa identificar as causas que levaram ao problema. A terapia mais empregada atualmente é o uso de placas de silicone ou de acrílico pelo paciente. Elas são usadas como um paliativo para aliviar os sintomas causados pelo ato de ranger os dentes.
Cada placa é feita sob medida para o paciente e quando há algum desgaste, devido ao bruxismo, acontece na placa e não nos dentes. Por isso, ela deve ser sempre reavaliada pelo dentista e trocada sempre que necessário.
Quando as causas do bruxismo são psicológicas, o paciente deve procurar formas para relaxar e aliviar o estresse como: praticar atividades físicas, acompanhamento psicológico e até mesmo uso de medicamentos.
Nos casos em que o bruxismo é causado por problemas de oclusão, o aparelho ortodôntico resolve o problema.
O botox tem sido muito usado também como solução para o bruxismo e os resultados do tratamento são satisfatórios. Mesmo que os efeitos do botox sejam passageiros, ele ainda é uma ótima opção, pois quando o efeito passa, o paciente pode fazer uma nova aplicação.
Centro de profissionais especializados no seu bem-estar
Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte
Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte