Categorias: Cuidados Bucais, Estética, Todos
Clareamento dentário é uma dúvida que muitas pessoas têm, porque tem medo de sensibilidade ou de danificar os dentes. No entanto, esse procedimento estético ajuda a melhorar sorriso, deixando a pessoa com o aspecto mais jovem, receptiva e bonita.
No artigo de hoje você vai saber tudo sobre esse que é um dos tratamentos mais procurados nos consultórios odontológicos. Quer ficar por dentro do assunto? Então, preste atenção em nosso artigo!
O clareamento dentário é uma técnica que tem um apelo estético por dentes mais claros. O procedimento tornou-se popular devido sua praticidade, eficácia e atualmente, o dentista realiza o clareamento em pessoas que desejam ter um sorriso bonito ou que precisam melhorar a estética dos dentes.
Para fazer o tratamento, o paciente passa por várias consultas ao dentista. Isso porque ele pode sentir algum tipo de sensibilidade e ter que interromper a aplicação do gel. No entanto, se isso acontece, menos aplicações são feitas.
Há dois principais tipos de clareamento: o clareamento em dentes vitais que pode ser realizado no consultório ou em casa, e o clareamento em dentes não vitais que são realizados em dentes com canal tratado, e geralmente possuem a coloração mais acinzentada.
O clareamento em dentes não vitais branqueia o dente por dentro. Um agente clareador é colocado dentro do dente e fechado com material temporário, fazendo com que o produto clareie de dentro para fora, necessitando reaplicar o produto em torno de 2 a 3 vezes, dependendo do grau de escurecimento do dente, para atingir a cor desejada.
Mito. Como qualquer outro procedimento, clarear os dentes tem contraindicações.
Gestantes e lactantes, pessoas com restaurações amplas, pacientes com sensibilidade dentária, fumantes inveterados, pessoas com irritação gengival severas e pacientes com condições pré-cancerígenas não devem fazer o tratamento.
Verdade. Alguns alimentos têm substâncias que podem afetar o tratamento.
Os alimentos que devem ser evitados durante o tratamento são aqueles com a coloração forte como beterraba, café, chocolate, refrigerantes com muito corante, sucos com adição de corante e vinho tinto.
Nesse período também é necessário acabar com os maus hábitos como o cigarro e as bebidas alcoólicas com pigmentação.
Mito. Durante o tratamento você pode até sentir algum tipo de sensibilidade ao frio, mas atualmente o gel clareador é utilizado com agentes que diminuem essa sensibilidade, podendo ser normalmente controlado.
Caso o paciente tenha o problema, o dentista pode utilizar dessensibilizantes de consultório, pastas dentárias específicas ou fluorterapia para diminuir o incômodo.
Verdade. Para que o clareamento dental dure um tempo maior é necessário que o paciente se comprometa em cuidar da higiene bucal.
É importante, ao longo da vida, evitar o uso do tabaco, as bebidas de coloração e medicações que podem alterar a cor dos dentes. Se você tem uma vida mais saudável, o sucesso do tratamento é garantido!
Como em qualquer procedimento, o clareamento dos dentes pode ter alguns efeitos colaterais. No entanto, é preciso que o paciente fale para o dentista como está se sentindo após a técnica. Se está com irritações na boca ou com os dentes muito sensíveis. Portanto, deixe o dentista bem informado sobre o pós-tratamento.
Centro de profissionais especializados no seu bem-estar
Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte
Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte