Categorias: Cuidados Bucais, Todos
Uma pesquisa divulgada pelo IBGE em 2015 afirma que 55,6% da população não têm o hábito de consultar o dentista regularmente. Talvez isso se deva ao fato de que o brasileiro acredita que problemas de saúde bucal estão relacionados apenas a caries.
Mas, na boca podem aparecer outros problemas além da cárie, como o câncer de boca, que a cada ano registra 14 mil novos casos, segundo informação do Instituto Nacional do Câncer (INCA). E ao contrário do que muitos pensam, esse tipo de câncer não é nada inofensivo, e causa mais de 4 mil mortes por ano.
Ficou curioso? Então continue a leitura que explicaremos o que é o câncer bucal, suas causas e tratamento. Confira!
O câncer bucal é um tipo de tumor que pode surgir nos lábios, no céu da boca, nas bochechas, nas gengivas ou na garganta. O lábio inferior é uma das áreas mais afetadas por essa patologia.
Ele atinge na maioria das vezes, pessoas acima dos 40 anos, de pele branca e é mais comum entre os homens do que entre as mulheres.
A principal causa do câncer de boca é a exposição excessiva ao sol ao longo da vida, sem o uso de protetor solar.
Pessoas que fumam ou consomem bebidas alcoólicas em excesso também entram no grupo de risco de desenvolver esse tipo câncer. E quanto maior o consumo, maiores os riscos.
Caso você tenha alguns dos sintomas citados acima, você deve procurar imediatamente um cirurgião-dentista, de preferência um especialista em estomatologia. O profissional vai fazer uma análise detalhada de sua boca, a fim de encontrar alguma anormalidade. Caso ele encontre lesões avermelhadas ou esbranquiçadas, ele fará uma raspagem para retirar algumas células e enviar ao laboratório para análise.
Caso seja diagnosticado o tumor maligno, o paciente passará por uma cirurgia para a retirada do câncer. Em muitos casos, a cirurgia pode ser simples, tirando apenas um pedaço da gengiva em outros, pode haver necessidade de tirar uma parte do órgão infectado, como uma parte da língua ou osso da mandíbula, caso o tumor atinja essas áreas. Já em casos mais graves, o paciente deve passar pela quimioterapia ou radioterapia.
Ao contrário de outras doenças orais como a cárie e gengivite, o câncer de boca não tem nada a ver com falta de higiene bucal. Mas, há formas de prevenir como evitando o tabaco, o álcool e mantendo uma alimentação saudável, rica em fibras. A proteção contra os raios solares também é importante, por isso, você deve usar protetor solar labial diariamente.
Além disso, você deve ficar atento a qualquer anormalidade em sua boca, além de consultar seu dentista regularmente. Assim, você cuida bem de seu sorriso e de sua saúde.
Centro de profissionais especializados no seu bem-estar
Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte
Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte