Categorias: Cuidados Bucais, Dicas de Saúde, Todos
“Prevenir é melhor do que remediar”. Esse é um ditado antigo, mas bastante válido, principalmente em relação aos cuidados com nossa saúde bucal. Um simples check up odontológico pode diagnosticar doenças bucais logo no início, evitando problemas maiores e mais gastos com tratamento, além de prevenir outros problemas orais.
Durante o check up, o dentista avalia bochechas, língua, garganta, gengivas e ainda verifica se o paciente tem cáries, imperfeições nas restaurações antigas, tártaro e ainda faz uma avaliação da mordida, tudo isso em uma única sessão, que dura menos de uma hora.
Viu como falta de tempo não é desculpa para descuidar do sorriso? Afinal, o check up é um procedimento muito rápido que traz muitos benefícios. Veja quais:
Além de uma boa higiene bucal diária, as visitas periódicas ao dentista são fortes aliadas na manutenção do sorriso bonito. E se você gosta de sorrir, precisa estar sempre com os dentes impecáveis.
Ao fazer o chek up bucal regularmente, o dentista vai indicar os tratamentos essenciais para você manter seus dentes, como: clareamento dentário, por exemplo, além de orientar a cuidar melhor de sua higiene bucal.
Problemas de saúde bucal como gengivite (infecção nas gengivas) e doenças periodontais, se tratados logo no início, causam menos transtornos para o paciente, pois, o diagnóstico precoce desses males evita que eles se agravem, afetando a saúde geral de nosso corpo.
Afinal, todos sabemos que uma saúde bucal precária pode ocasionar doenças cardíacas. Isso porque a gengivite e problemas periodontais em estágio avançado disseminam bactérias, que podem cair na corrente sanguínea e chegar ao coração, afetando seu bom funcionamento.
Além do tratamento precoce, o check up também previne doenças na gengiva, pois, mesmo que o paciente não tenha nenhum problema, o dentista fará uma limpeza dentária, chamada de profilaxia. Nesse procedimento, o profissional retira todo acúmulo de placa bacteriana e tártaro dos dentes, evitando outras patologias.
O que fica mais barato para você: fazer um check up geral de sua boca ou fazer um implante dentário? Os problemas citados acima, se não tratados a tempo, podem ocasionar outros tratamentos como canal ou em último caso, a perda dentária. E, quando você perde um dente você tem duas alternativas: colocar dentadura ou fazer implante.
E, independente do procedimento a ser escolhido, a prevenção sempre será a melhor escolha, tanto para a saúde de seu bolso quanto para sua boca. Prevenir custa menos e ainda garante que você mantenha seus dentes por muito mais tempo.
O ideal é fazer o check up odontológico a cada 6 meses, mas essa frequência somente o dentista poderá te dizer, pois isso vai depender dos seus cuidados diários e da saúde de sua boca, dentes e gengivas.
Há pessoas que cuidam melhor de sua higiene bucal, já outras nem tanto e ainda, há aquelas que sofrem de problemas crônicos que afetam a saúde da boca. Portanto, você deve seguir as orientações de seu dentista e comparecer para fazer o check up com a periodicidade que ele te indicar.
Centro de profissionais especializados no seu bem-estar
Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte
Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte