Categorias: Cuidados Bucais, Dicas de Saúde, Todos
A iniciativa conhecida como Dia Mundial de Luta Contra o Tabaco ou Dia Mundial Sem Tabaco tem o objetivo de encorajar os fumantes a passarem um dia inteiro sem fumar. Para que saiba o quanto o cigarro pode ser prejudicial à sua saúde, preparamos este post sobre os riscos do tabagismo e dicas para ajudá-lo a deixar o fumo.
Muitas pessoas, ainda hoje, não sabem os riscos do tabagismo para a saúde. Fumar pode causar vários problemas, entre eles: infarto agudo no miocárdio, angina, derrame cerebral, aumento do ritmo cardíaco e do colesterol, menopausa precoce, enfisema pulmonar e câncer no fígado, pulmão, coração, rins, garganta e boca.
Em relação ao câncer de boca, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) afirma que a doença afeta o interior da cavidade oral e os lábios. Se você é fumante, é importante observar suas gengivas, céu da boca, língua, região embaixo da língua e bochechas.
Qualquer que seja a alteração como cor, feridas que não se cicatrizam ou aftas que demoram a sarar, a dica é procurar um dentista. Além do câncer, o tabagismo provoca perda dos dentes. Isso acontece porque o cigarro afeta a mucosa da boca, diminuindo sua capacidade de defesa. Com isso, a mucosa é exposta aos agentes agressores, como as bactérias. Em consequência, você pode desenvolver doença periodontal (que afeta a gengiva) e, assim, perder os dentes.
Se você ainda não parou de fumar, aqui está mais um bom motivo para deixar o cigarro, não é verdade? No entanto, caso ainda fume, visite sempre seu dentista e faça um acompanhamento para que você não tenha problemas com a saúde da sua boca.
Centro de profissionais especializados no seu bem-estar
Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte
Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte