Categorias: Cuidados Bucais, Dicas de Saúde
Existem alguns mitos sobre saúde bucal que são tão reproduzidos e repassados entre as pessoas, que acabam se tornando verdades, mas que podem ser prejudiciais ou, no mínimo, não trazerem os benefícios desejados.
Para esclarecer algumas dessas crenças e deixar claro o que, de fato, é benéfico para a saúde da sua boca, listamos abaixo 9 mitos sobre saúde bucal que você precisa parar de acreditar, e o que realmente funciona.
Será que a cárie só surge por causa do açúcar? E quanto ao jeito de escovar: quanto mais força, melhor? E o clareamento que vende na internet: posso fazer?
Conheça os principais mitos sobre saúde bucal:
Escovar os dentes com muita força pode ferir a gengiva ou provocar um problema chamado gengiva retraída, que deixa a raiz do dente exposta, causando dor e sensível a calor, frio ou doce.
Além disso, escovar com muita força não deixa os dentes realmente limpos, isso porque, para uma limpeza efetiva, é preciso que a ponta das cerdas da escova fique em contato com a superfície dos dentes. E quando colocamos muita força, as cerdas se dobram e reduzem a qualidade na remoção de resíduos.
Fonte: Bright Side
Em vez disso, o ideal é escovar de forma suave, por um tempo adequado, que permita alcançar todas as áreas de todos os dentes, tanto as paredes externas quanto internas, a junção com a gengiva e a base dos dentes, onde costumam ficar resíduos de alimentos.
A relação entre açúcar e cárie é muito conhecida e está no fato de que o açúcar se transforma facilmente em ácidos que, por sua vez, servem de alimento para as bactérias, favorecendo o surgimento da cárie.
Entretanto, qualquer alimento pode desencadear a cárie, especialmente aqueles mais pegajosos, que grudam nos dentes. Conclusão: alimentos doces são os mais nocivos, mas não são os únicos.
Isso, porém, não te proíbe de comer doces. Apenas se lembre de escovar após isso.
Você já deve ter visto muita propaganda de clareadores vendidos na internet e até em farmácias. Mas, o que muitas pessoas não sabem é que substâncias clareadoras – mesmo as autorizadas – são bastante abrasivas e podem danificar o esmalte dos dentes, caso não sejam corretamente prescritas e seu uso orientado.
Com o tempo e uso contínuo do produto, podem ocorrer lesões na gengiva e sensibilidade dentária, dentre outros malefícios. O clareamento dental deve ser feito sempre sob orientação de um cirurgião-dentista.
Qualquer sangramento na região bucal deve ser investigado. O sangramento da gengiva pode ocorrer após uma escovação mais vigorosa ou devido ao uso de uma escova inadequada, mas também pode ser o sinal de uma inflamação ou infecção.
O flúor é uma substância que torna os dentes mais resistentes às cáries. Por esta razão, é encontrado em cremes dentais e, em algumas regiões, o flúor é acrescentado à água potável.
O que pode ser perigoso é o uso em excesso, o que tem poucas chances de acontecer, visto que a dosagem do elemento químico em cremes dentais e na água é rigorosamente aplicada.
Uma orientação importante, no entanto, é quanto ao uso de cremes dentais com quantidade excessiva de flúor para a escovação de crianças, o que pode levar à fluorose dental, problema que causa manchas brancas nos dentes. O ideal é conversar com o dentista sobre as opções indicadas.
Na verdade, o tratamento ortodôntico é para todas as pessoas que tenham desalinhamentos dentários que estejam gerando problemas estéticos ou, principalmente, funcionais, além de dores e desconfortos.
E isso, claro, não depende da idade.
Adultos, e até idosos, podem fazer tratamento ortodôntico, desde que haja indicação médica e após atenderem às exigências do procedimento.
Alguns tipos de chicletes sem açúcar e com substâncias especiais podem ajudar levemente na remoção de alguns resíduos dos dentes e suavizar o mau hálito, mas de forma alguma substituem a escovação e o fio dental.
Além disso, mascar chicletes frequentemente não é um hábito recomendável, já que pode levar ao desgaste precoce da articulação temporomandibular ou agravar problemas preexistentes nessa articulação, além de comprometer as estruturas dos dentes.
Os dentes de leite estão suscetíveis às cáries até com mais intensidade, uma vez que as crianças costumam consumir mais alimentos açucarados e pegajosos do que os adultos, além de não seguirem à risca a escovação.
Então, para evitar cáries, dores e infecções, os dentes de leite devem, sim, ser acompanhados por um odontopediatra.
Cada pessoa pode ter uma tonalidade diferente da cor do dente em decorrência de hábitos de higiene e até de genética.
Além disso, aquele dente branco que se destaca também não garante um dente saudável. Portanto, não se apegue a esse mito.
Veja também: Queixo pequeno: o que fazer?
Agora que você já conhece os mitos mais comuns sobre saúde bucal, vamos saber o que, de fato, funciona para ter dentes sempre limpos e saudáveis?
————————-
A Crie Odontologia é um centro completo de cuidados com os dentes. Dispomos das tecnologias mais atuais, além de profissionais experientes e atenciosos para atender toda a sua família.
Se você está no Distrito Federal ou Entorno, clique no link abaixo para agendar sua avaliação conosco!
Centro de profissionais especializados no seu bem-estar
Edifício Dr. Crispim SMHN Qd 2 Bloco C Sala 601 Brasília - DF / Asa Norte
Centro Clínico Cléo Octávio SMHN Qd 2 bloco B sala 210 Brasília - DF / Asa Norte